Política

‘Algumas autoridades podem ter extrapolado na condução da pandemia’, diz Mendonça

Crédito: José Cruz / Agência Brasil

André Mendonça (Crédito: José Cruz / Agência Brasil)

Indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Justiça André Mendonça afirmou nesta quarta-feira, 1º, sem citar nomes, que “algumas autoridades podem ter extrapolado” durante a condução da pandemia do coronavírus. A declaração ocorreu durante sabatina no Senado, após ser questionado sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que apurou suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo governo federal.



“Logicamente que (em algumas) situações (autoridades) podem, e a CPI apurou isso, ter extrapolado, o que é o erro da má gestão, às vezes do desvio de conduta, e eu entendo que o valoroso trabalho da CPI deve ser levado a sério por todas as instituições do sistema de Justiça”, disse Mendonça aos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “Entendo que o valoroso trabalho da CPI deve ser levado a sério por todas as instituições do sistema de Justiça. Todas. É preciso dar-se uma resposta sobre o trabalho da CPI”, afirmou o ex-ministro.

Embora não tenha sido alvo de um dos pedidos de indiciamento no relatório da CPI, Mendonça foi citado, na condição de ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), no parecer do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como tendo atuado para liberar o funcionamento de igrejas durante a pandemia, facilitando aglomeração e a disseminação do coronavírus.

OMS vai iniciar conversas sobre tratado para enfrentamento de pandemias

Caso seja aprovado pelos senadores, Mendonça pode vir a julgar ações que eventualmente sejam apresentadas com base no trabalho da CPI. Segundo ele, “é preciso dar-se uma resposta ao trabalho da CPI de forma responsável, correta e tempestiva”.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



O indicado ao Supremo já sofreu desgaste por defender estratégia de Jair Bolsonaro de usar exageradamente a Lei de Segurança Nacional (LSN) para conter opiniões negativas contra o governo. Quatro ações chegaram ao STF para questionar o uso da LSN pelo Palácio do Planalto. Sobre isso, ele negou perseguir opositores de Bolsonaro e disse que liberdade de expressão não pode ser confundida com ofensas à honra. “O Supremo Tribunal Federal em nenhum país do mundo diz que qualquer direito fundamental é absoluto”, declarou.

“Sentindo-se o presidente da República ofendido em sua honra por determinado fato, o que significa a análise individual de a pessoa por si própria sentir-se subjetivamente ofendida em sua honra, devia o Ministro da Justiça instar a Polícia Federal para apurar o caso sob pena de não o fazendo incidir em crime de prevaricação”, se justificou o ex-AGU.

Para ser confirmado como ministro do Supremo, Mendonça precisa ser aprovado pela maioria dos senadores no Plenário da Casa.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

advocacia-geral da união advogado-geral da União aglomeração AGU André Mendonça André mendonça adversários André Mendonça atuação André mendonça carreira André mendonça crença andré mendonça currículo André mendonça equilíbrio André mendonça esposa André mendonça formação André Mendonça história André mendonça idade André mendonça igreja André mendonça instagram André Mendonça pastor André mendonça presbiteriano André mendonça sabatina André Mendonça stf André mendonça templo André mendonça terrivelmente evangélico André mendonça twitter ANDRÉ MENDONÇA/STF/SABATINA André mendonçaalinhamento André mendonçaculto André mendonçafamília aposentadoria no Supremo atuação André Mendonça Ministério da Justiça CCJ ccj senado Comissão de Constituição e Justiça Comissão Parlamentar de Inquérito Como foi a atuação de André Mendonça na AGU? coronavírus corrupção na compra de vacinas covid CPI Davi Alcolumbre disseminação do coronavírus ex-ministro da Justiça funcionamento de igrejas governo federal Jair Bolsonaro lei de segurança nacional Liberdade de expressão LSN Marco Aurélio Mello Ministério da Justiça Ministro da Justiça ministro do supremo ministro terrivelmente evagélico Ministros do supremo igreja opositores de Bolsonaro Palácio do Planalto pandemia Polícia Federal Presidente da República prevaricação Quem André Mendonça mandou investigar? quem é André Mendonça quem vai ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio? sabatina sabatina André Mendonça sabatina Mendonça CCJ sabatina no Senado sabatina no Senado ANDRE MENDONÇA Senado senador Renan Calheiros STF Supremo Tribunal Federal terrivelmente evangelico vaga no Supremo