Ainda não havia provedor de acesso à internet no Brasil quando o programador autodidata Marcelo Abrileri pensou em vender carros usados via BBS (sigla para bulletin board system, espécie de tataravô do whatsapp que permitia a troca de mensagens por computador usando o telefone). Era 1995. A ideia foi abandonada quando Abrileri viu o lançamento do Netsacape em uma feira de tecnologia nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, contatou a Embratel e solicitou um link capaz de fornecer conexão discada à web. Segundo ele, a estreia do serviço antecedeu em alguns dias à dos concorrentes Mandic e DialData. Mas o negócio não prosperou. O provedor foi vendido para o portal Terra e Abrileri criou os sites Curriculum e Amigo Secreto, ativos ainda hoje. Até que o vinho subiu-lhe à cabeça.

No inicio de 2017, brindou com investidores a criaçnao da Eniwine, hoje a maior vitrine de vinhos do Brasil, com 1,5 mil rótulos cadastrados e funcionalidades inéditss para atrair os amantes da bebida.“Quanto mais serviços eu oferecer para o tomador de vinho, mais próximo ele estará de mim e maior a chance de ele usar a plataforma para compras”, diz Abrileri.

Seu ecossistema envolve, além do marketplace (hoje com 23 fornecedores), um clube de descontos que adota um modelo único no mundo. Em vez de cobrar uma assinatura mensal para entregar uma determinada seleção de vinhos, o clube permite que o associado (ou eniwiner) carregue qualquer quantia a partir de R$ 100 e gaste como preferir. “Como o valor é disponibilizado antecipadamente, eu ganho maior poder de negociação com os fornecedores”, afirma. Com isso, os descontos para associados podem chegar a 35%.

Tão interessante quanto a economia são as experiências geradas pelos algoritmos de Abrileri. Lançado em novembro, o “digital sommelier” ajuda a escolher rótulos de acordo com o gosto do cliente e harmonizar a bebida com uma imensa variedade de pratos, sejam receitas clássicas ou criadas a partir de uma seleção de ingredientes. “A maior parte dos mortais tem dificuldade para escolher vinhos. Nossa plataforma visa reduzir as variáveis que podem levar a uma compra que desagrade”.

ENOPERFIL Ao alimentar a base de dados com os vinhos de sua preferência, o eniwiner constrói um “enoperfil”, que será usado para indicar novos rótulos. A predição usa recursos de Inteligência Artificial para garantir que a escolha de um vinho desconhecido atenda ao gosto do cliente. Segundo seu criador, a ferramenta tem ajudado a aumentar o desembolso médio dos sócios, hoje em R$ 280. “Há associados que gastam mais de R$ 1.000 por mês. Eles percebem as vantagens e divulgam para os amigos”. O clube tem 500 sócios — e o número vem crescendo mês a mês.