BERLIM/FRANKFURT (Reuters) – O governo da Alemanha aprovou nesta quarta-feira um plano para investir 6,3 bilhões de euros nos próximos três anos na expansão acelerada de postos de recarga de bateria de veículos elétricos.

O plano pretende elevar em 14 vezes o número de estações de recarga, atingindo 1 milhão até 2030 ante 70 mil atualmente. O país também quer ter 15 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030 ante os atuais 1,5 milhão de unidades.

Foxconn quer fatia de 5% do mercado de veículos elétricos até 2025

“Nosso objetivo é acelerar a expansão da infraestrutura de recarregamento, simplificando o processo de recarga e, com isso, tornando mais simples para as pessoas fazerem a mudança (para carros elétricos)”, disse o ministro federal de Transportes, Volker Wissing. “É preciso haver uma experiência positiva associada a isso”, disse o ministro.

O incentivo aos veículos elétricos, porém, ocorre em meio ao aumento dos preços da eletricidade impulsionado pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Para resolver isso, o governo alemão planeja impor um teto aos preços da eletricidade. Wissing disse que a crise de energia não deve tirar do rumo o cumprimento de metas ambientais.