Ciência

Alemanha tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Alemanha tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Transmissão do novo coronavírus entre humanos - AFP

A Alemanha registrou na região da Baviera (sul) o primeiro caso confirmado do coronavírus mortal que se propaga na China, anunciou nesta segunda-feira (27) o ministério da Saúde regional.

“Um homem da região de Starnberg está infectado com o novo coronavírus” e “foi posto sob vigilância médica e em regime de isolamento”, anunciou um porta-voz do ministério em um comunicado.

O paciente está “em boas condições em nível médico”, informou o porta-voz sem entrar em detalhes. Seus familiares têm sido informados dos sintomas que podem surgir em caso de doença, bem como sobre as precauções de higiene que devem tomar.

A epidemia desta pneumonia viral matou 82 pessoas na China e 2.744 foram infectadas neste país, segundo o último balanço oficial de segunda-feira.

O ministério da Saúde da Baviera não deu nenhuma informação sobre o homem, nem as circunstâncias nas quais possa ter se infectado.

Uma coletiva de imprensa está prevista para esta terça-feira em Munique.

A Alemanha tonou-se, assim, no segundo país europeu afetado pelo coronavírus, depois dos três casos confirmados na França em 24 de janeiro. Os três pacientes, um em Bordeaux (sudoeste) e dois em Paris, tinham viajado recentemente à China.

Berlim pediu na segunda-feira a seus cidadãos que evitem viagens desnecessárias à China. Também está considerando uma “possível evacuação”, se quiserem, de seus cidadãos da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do vírus.