Alemanha recomenda apenas vacina da Pfizer/BioNTech para menores de 30

(Arquivo) Profissional de saúde mostra frasco da vacina anticovid-29 da Pfizer/BioNTech, em um centro de vacinação em Freising, no sul da Alemanha, em 2 de fevereiro de 2021 (Crédito: AFP/Arquivos)
A Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (STIKO) recomendou, na quarta-feira (10), que menores de 30 anos sejam vacinados contra a covid-19 apenas com a vacina da Pfizer/BioNTech, descartando o fármaco da Moderna que traz um risco de miocardite nesta faixa etária.
A vacinação com o imunizante da Moderna causou uma inflamação, “principalmente benigna”, do músculo cardíaco e do pericárdio em mulheres e homens com menos de 30 anos de idade. Esse risco é inexistente em pessoas com mais de 30.
+ Paxlovid: entenda como funciona o remédio da Pfizer contra Covid-19
A comissão também recomenda que as grávidas sejam vacinadas apenas com Pfizer/BioNTech.
Mesmo no caso de quem tomou a primeira injeção de Moderna, a segunda e a futura terceira dose deverão ser da Pfizer/BioNTech, acrescenta a STIKO, cuja recomendação ainda não foi seguida pelo governo alemão e pelas regiões.
Das aproximadamente 121,4 milhões de doses administradas contra a covid-19 na Alemanha, 92 milhões foram da Pfizer/BioNTech, e em torno de 10,3 milhões, da Moderna, segundo o Instituto Robert Koch de Vigilância Sanitária.
Veja também
Tópicos
Alemanha Pfizer menores de 30 anticorpo monoclonal anvisa cloroquina bula existe remédio contra covid no Brasil? medicamentos anvisa covid medicamentos contra covid o que é anticorpo monoclonal? o que é cloroquina? o que é proxalutamida o que é Sotrovimabe OMS recomendfa Regn-Cov2. Regn-Cov2 Regeneron Roche para que serve proxalutamida? pra que serve cloroquina? pra que serve Sotrovimabe proxalutamida está liberada? que medicamentos estão aprovados para uso emergencial covid anvisa? que remédios contra covid pediram uso emergencial quem pode tomar cloroquina Sotrovimabe bula Sotrovimabe é pra covid? Anvisa bula Uso emergencial remédio uso emergencial vacina