Economia

Alemanha: Proposta de Macron para orçamento comum na zona do Euro não é p/ agora

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou nesta terça-feira que dará apoio aos esforços do presidente eleito da França, Emmanuel Macron, para fortalecer a Europa, mas que há poucas chances de que sua ideia de um orçamento europeu e de um ministro das finanças comum possa acontecer no futuro próximo.

“Iremos dar apoio firme a Macron em seus esforços para fortalecer a Europa e a união monetária”, disse o dirigente. Mas “um Ministro das Finanças não apenas um cargo, ele precisa ter capacidade e tomar decisões. Para isso, precisamos mudar os Tratados Europeus. Acreditar que, hoje, poderemos mudar essas regras é um tanto irrealista”.

O alemão se disse de acordo com as ideias propostas pelo próximo presidente francês, mas afirmou que este é o momento errado para perseguir esse objetivo. “Não temos conflito” com a França nessa questão, insistiu.

Os comentários de Schaeuble mostram a posição alemã à proposta de Macron para aprofundar a união dos 19 países membros da UE através de uma integração fiscal. Para o centrista, um orçamento europeu pode estimular o crescimento e bônus europeus podem ajudar na elevação de gastos em infraestrutura.

Tais ideias, no entanto, enfrentam resistência da Alemanha, que teria que subscrever o endividamento de seus países. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança

Tópicos

Alemanha euro Macron