O governo alemão está investindo 4,5 milhões de euros – o equivalente a mais de R$ 30 milhões pela cotação atual – na aquisição de oito unidades móveis de serviços médicos que vão atender comunidades carentes em várias regiões do Brasil.

O anúncio foi feito pela Mercedes-Benz, que contribui ao projeto fornecendo os caminhões que carregam essas instalações médicas, assim como os motoristas dos veículos.

A expectativa é atender mais de 250 mil pessoas em três anos. Entre outras finalidades, as unidades podem ser usadas para diagnosticar infecções por coronavírus. O investimento faz parte de um programa do ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha que destina recursos a projetos sociais e ambientais de países emergentes.

“O Brasil possui o terceiro maior número de infecções confirmadas do mundo. Mais de 250 mil pessoas já morreram com o vírus. Precisamos deixar claro que a covid-19 só será superada se o vírus for vencido mundialmente”, comenta o ministro alemão Gerd Müller em comunicado distribuído pela Mercedes.