A empresa ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn e a empresa de energia Siemens Mobility anunciaram em comunicado que vão lançar um trem regional e um posto de gasolina movido a hidrogênio.

O sistema visa substituir os trens a diesel atuais operando em rotas regionais e reduzir as emissões de CO2. A ferrovia a hidrogênio será colocada à prova por um ano.

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O protótipo a ser construído pela Siemens Mobility é baseado no trem elétrico Mireo Plus, terá dois vagões e será equipado com um moderno motor a hidrogênio desenvolvido recentemente.

A ferrovia do hidrogênio terá alcance operacional de até 600 quilômetros. Segundo a empresa, outras vantagens desse modelo são os custos de manutenção e reparo e velocidade máxima de 160 quilômetros por hora.

Por sua vez, a estatal alemã está desenvolvendo um novo tipo de posto que pode reabastecer o trem com hidrogênio no mesmo tempo que leva para abastecer com o diesel. Eles afirmam que o novo motor a hidrogênio economizará cerca de 330 toneladas de CO2 em um ano.