Os moradores da Alemanha devem usar máscara cirúrgica no transporte e nas lojas, anunciou a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta terça-feira (19), endurecendo assim as medidas de combate à covid-19, prolongadas até 14 de fevereiro.

Todas as limitações atuais, como o fechamento de escolas, bares, restaurantes e espaços culturais, “valerão até 14 de fevereiro de 2021”, anunciou Merkel após quase oito horas de negociação com líderes regionais.

Outra das novas medidas anunciadas é a obrigatoriedade das empresas privilegiarem o teletrabalho para os funcionários até, pelo menos, 15 de março, de forma a reduzir o afluxo nos transportes públicos.

“As duras restrições que as pessoas respeitam estão começando a dar frutos”, comemorou a chanceler, que defendeu a tomada de ações rápidas para combater as novas mutações do vírus que assustam a Europa.

Durante as negociações, que debateram principalmente a possibilidade de reabertura de escolas e creches, fechadas desde meados de dezembro, a ideia de impor o toque de recolher noturno, aplicado por países como França ou Espanha, foi rejeitada.