Giro

Alemanha alerta para ‘ameaça real’ de segunda onda de coronavírus

Alemanha alerta para ‘ameaça real’ de segunda onda de coronavírus

O ministro de Saúde da Alemanha, Jens Spahn, em entrevista coletiva com o presidente do Instituto Robert Koch, sobre o novo coronavírus, em 13 de julho de 2020, em Berlim - POOL/AFP

A “ameaça” de uma segunda onda de contágio de COVID-19 é “real” – advertiu o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, que pediu a seus compatriotas de férias nas ilhas Baleares (Espanha) que respeitem as medidas de proteção.

Spahn manifestou, em especial, preocupação com a situação na ilha espanhola de Mallorca, a principal do arquipélago das Baleares, lugar habitual de férias para vários alemães. Não à toa é conhecida como a “17ª região” da Alemanha, que conta com 16 Estados federados.

Ásia central enfrenta segunda onda do coronavírus

Pandemia se agrava em Américas e Índia; segunda onda ameaça Europa

Os alemães representam 27% dos turistas nas Baleares, um arquipélago onde o turismo contribui para 35% do PIB.

“As imagens que vimos neste fim de semana da ilha preferida dos alemães, Mallorca, me preocupam”, declarou Spahn em uma entrevista coletiva organizada pelo órgão alemão de vigilância epidemiológica, o Instituto Robert Koch.

“Precisamos ter cuidado para que as Baleares não se transformem em um segundo Ischgl”, disse o ministro, referindo-se a uma estação de esqui austríaca que se tornou, no inverno passado, um importante foco europeu de contaminação da COVID-19.

Vários vídeos mostram dezenas de alemães, ou britânicos, eventualmente embriagados, festejando nas ruas de Mallorca sem máscara e desrespeitando a distância física de precaução.

“A ameaça de uma segunda onda é real”, frisou Spahn, que teme uma nova alta de casos na Alemanha, com o retorno dos turistas de suas férias no exterior.

Até esta segunda-feira, a Alemanha registra 198.963 casos oficiais de infecções de COVID-19 (+159 nas últimas 24 horas) e 9.064 óbitos (+1), de acordo com o Instituto Robert Koch.

Veja também

+ Caixa libera FGTS emergencial para nascidos em julho nesta segunda-feira (10)

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Carol Nakamura anuncia terceira prótese: ‘Senti falta de seios maiores’

+ Ex-Ken humano, Jéssica Alves exibe visual e web critica: ‘Tá deformada’

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?