Nesta sexta-feira, 11, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças e adolescentes acima de 12 anos no Brasil. Agora o país se junta a outros 15 que já conta com o imunizante aprovado para menores de 18 anos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, adolescentes acima de 16 anos já estavam autorizados pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão semelhante à Anvisa no Brasil, desde dezembro. Neste mês a autorização foi ampliada para crianças e adolescentes de 12 a 15 anos.

+ Anvisa autoriza vacina da Pfizer para adolescentes com mais de 12 anos

Confira quais países autorizaram a aplicação das vacinas contra a Covid-19 em crianças e adolescentes e quais já iniciaram o processo de imunização:

Estados Unidos
Os EUA começaram a vacinar crianças e adolescentes em meados de maio, depois que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aprovaram a vacina da Pfizer. Desde dezembro já podiam ser vacinados acima dos 16 anos.

Canadá
No início de maio, o Canadá aprovou o uso da vacina da Pfizer para uso em crianças de 12 a 15 anos.

Chile
Nesta semana o governo do Chile anunciou o início da vacinação de crianças e jovens entre 12 e 17 anos. A imunização com doses da Pfizer deve começar no dia 21 de junho.

França
A vacinação contra a Covid-19 para jovens de 12 a 18 anos começará a partir do dia 15 de junho. Até o momento, quatro vacinas são autorizadas na França: Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

Alemanha
No dia 27 de maio, a Alemanha anunciou que crianças e adolescentes acima de 12 anos devem começar a ser vacinados em breve com o imunizante da Pfizer.

Itália
No dia 31 de maio, a Agência Italiana de Medicamentos (AIFA) aprovou o uso da vacina da Pfizer em adolescentes de 12 a 15 anos.

Reino Unido
A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido aprovou o uso do imunizante da Pfizer em crianças de 12 a 15 anos no dia 4 de junho. A vacina já é aprovada para uso em adultos e adolescentes acima de 16 anos no país.

Israel
Israel deu início à vacinação de adolescentes de 12 a 15 anos em junho, com o imunizante da Pfizer.

Espanha
A ministra da Saúde da Espanha afirmou que a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos deve começar duas semanas antes do início do período escolar, que acontece em setembro no país.

China
A China autorizou o uso emergencial da Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac, em crianças acima de três anos a adolescentes de 17. Nenhuma data foi definida para o início da imunização desse público no país.

Japão
O Japão aprovou no final de maio a utilização da vacina da Pfizer em crianças de 12 a 15 anos.

Cingapura
O governo de Cingapura anunciou nesta semana que pessoas com idade entre 12 e 39 anos poderão se inscrever online para a receber a vacina contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (11).

Hong Kong
Em um comunicado divulgado no dia 3 de junho, o governo de Hong Kong anunciou que vai expandir o programa de vacinação com doses da Pfizer incluindo crianças a partir dos 12 anos.

Hungria
O país começou a vacinar jovens de 16 a 18 anos em meados de maio, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

Dubai
Começou a oferecer a vacina da Pfizer para jovens de 12 a 15 anos.

Emirados Árabes Unidos
Aprovaram a vacina para uso emergencial para a faixa etária de 12 a 15 anos em meados de maio.

San Marino
A vacinação permanece aberta para maiores de 12 anos. No país, estão autorizados os imunizantes da Pfizer, Janssen e Moderna, no entanto o governo não informa quais estão sendo aplicados em crianças e adolescentes.

Áustria
A Áustria pretende vacinar mais de 340 mil crianças de 12 a 15 anos até o final de agosto, de acordo com o site de notícias Vindobona.

Suíça
O país aprovou no dia 4 a vacinação de crianças de 12 a 15 anos de idade com a vacina da Pfizer, a previsão é que a imunização comece em julho.

Estônia
Pode começar a vacinar adolescentes a partir de setembro, informou a emissora pública ERR, citando o chefe do conselho do governo para a Covid-19.

Lituânia
O primeiro-ministro da Lituânia disse que o país poderia começar a vacinar maiores de 12 anos ainda em junho, informou o site de notícias Delfi.

Filipinas
Autorizaram a vacina da Pfizer para uso emergencial em crianças de 12 a 15 anos no dia 26 de maio.

Noruega
Avaliar aplicar a vacina Pfizer para crianças com alto risco de desenvolvimento de doença grave pela Covid-19, segundo o jornal VG.