Em 2014, o filme O Jogo da Imitação contou uma história até então pouco conhecida, mas crucial para a vitória dos aliados na segunda guerra mundial. O longa protagonizado por Benedict Cumberbatch contou a história de Alan Turing, matemático britânico que atuou pelo exército inglês na segunda guerra mundial e criou uma máquina capaz de decodificar mensagens da máquina de códigos nazista Enigma, que mudou o curso da batalha ao dar vantagem estratégica contra o Eixo.

O feito de Turing foi considerado o primeiro passo da ciência da computação, uma vez que sua máquina foi a primeira a apresentar o conceito de inteligência artificial ao conseguir decodificar os códigos automaticamente através de programação. Apesar de sua contribuição para a humanidade, o cientista sofreu com o fato de ser gay, recebendo humilhações públicas e condenado a castração química uma vez que atos homossexuais eram proibidos no Reino Unido durante a década de 1950.

Mais de meio século depois de sua atuação decisiva na segunda guerra mundial, Alan Turing começa a receber seu devido reconhecimento. O filme de 2014 foi importante para que o mundo conhecesse sua história, e agora o governo do Reino Unido anunciou que seu rosto será estampado em todas as notas de 50 libras após uma consulta pública do Banco da Inglaterra que envolveu 989 cientistas diferentes

Esta lista foi diminuída para 12, incluindo célebres nomes da ciência britânica como Steven Hawking, Ada Lovelace e Charles Babbage. A decisão final foi feita pelo chefe da instituição Mark Carney. Turing agora substitui Matthew Boulton e James Watt, pioneiros do motor a vapor, como rosto das notas de 50 libras, e se junta a Winston Churchill, Jane Austen e JMW Turner que são as novas personalidades das notas de 5, 10 e 20 libras, respectivamente.

As mudanças fazem parte da transição do material de confecção das notas de libras, que deixarão de serem feitas de papel para usar polímeros, que duram mais e trazem mais métodos de segurança.