A Airbus revelou seu novo design de aeronave comercial de “asa mista”, que além de futurista, promete reduzir o consumo de combustível em até 20%, de acordo com site da CNN.
O modelo em pequena escala e de controle remoto, da fabricante francesa, está sendo testado no Singapore Air Show 2020. Com o corpo de asas combinadas, o protótipo é é chamado de modelo aeronave para validação e experimentação de controles inovadores robustos (na sigla em inglês, MAVERIC). Tem dois metros de comprimento e 3,2 metros de largura.

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A companhia realiza testes com o protótipo desde junho de 2019, no entanto o projeto teve inicio em 2017 e foi mantido em segredo até este mês.
O corpo da aeronave, além do benefício ambiental de menos consumo de combustível, gera maior leque de alternativas para o design da cabine, tendo em vista que a área interna é mais espaçosa do que o normal.
A redução de ruídos também é citada pela fabricante de aeronaves. Isso devido à blindagem do motor do avião, que é encaixado acima do corpo central.
“Inicialmente, muitos rejeitaram o projeto MAVERIC como meramente um ‘hobby’ ou, em outras palavras, um projeto que a Airbus não aprenderia muito”, diz o co-líder do projeto MAVERIC, Adrien Bérard, em comunicado à CNN.
“Tivemos que provar que estavam errados, mostrando que poderíamos fornecer uma base muito sólida para a configuração futura das aeronaves”, afirma Bérard.
Além da Airbus, outras companhias já se aventuraram com modelos parecidos. Em 2007, a Boeing em parceria com a NASA criaram o protótipo de asa mista X-48B, que fez 122 vôos e teve seu projeto encerrado em 2013.
Por sua vez, a holandesa KLM anunciou no ano passado que estava ajudando a financiar o desenvolvimento de um projeto de avião em forma de V, eficiente em termos de combustível, conhecido como Flying-V, e capacidade de transporte de 300 passageiros.