Depois de eliminar o intermediário entre hóspedes e quartos vagos e desconstruir a indústria hoteleira, o Airbnb anunciou um investimento na rede de hotéis OYO, uma das mais populares startups da Índia. Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (1), a expectativa é transformar a companhia na maior rede hoteleira do mundo até 2023.

Nenhuma das partes envolvidas revelou o valor do negócio, porém, segundo a imprensa internacional, o Airbnb pode ter aportado até US$ 200 milhões (R$ 773 milhões). No ano passado, a rede indiana foi avaliada em US$ 5 bilhões.

A OYO foi fundada em 2014 como uma plataforma para reserva de hotéis na Índia. Cinco anos depois, a empresa expandiu para o ramo físico, somando mais de 460 mil quartos em hotéis de oito países, entre eles Malásia e Reino Unido. A companhia afirma controlar mais de cinco mil hotéis apenas na China, em mais de 280 cidades.

“Os mercados emergentes como Índia e China são alguns dos que mais crescem no Airbnb, com nosso crescimento cada vez mais impulsionado pelo turismo de e para esses mercados”, disse Greg Greeley, um dos executivos do Airbnb.

O investimento na OYO integra um plano de expansão da Airbnb no ramo hoteleiro tradicional. No ano passado, o site adquiriu o HotelTonight, um aplicativo de reserva para hotéis avaliada em US$ 463 milhões (R$ 1,7 bilhão).