Numa reportagem da Fast Company, Joe Gebbia, cofundador e diretor de produtos do Airbnb, cita três novos desejos (+ uma oportunidade) do consumidor pós-Covid-19.

1. Viajar localmente. Para ele, a pessoa comum vai relutar para colocar os pés (e pulmões) em aviões no futuro próximo, o que fará aumentar muito o interesse por viagens domésticas.

2. Opções acessíveis. Segundo Gebbia, as pessoas ficaram muito tempo em casa e vão querer sair. Mas a questão do volume de dinheiro para investir nisso vai pesar. A pandemia trouxe um senso de que é preciso pensar mais em situações de escassez.

3. Priorizar a limpeza e espaços privados. Sim. Nada de piscinão com a turma e, por favor, diga que cuidaram muito bem do lugar em que vou dormir e comer.

Por fim, ele aponta o surgimento de experiências on-line. “Temos um host que oferece aula on-line para fazer sangria e já recebeu mais de US$ 100 mil em reservas nos dois primeiros meses”, diz. “E fiz experiências com um monge budista no Japão, que oferece um curso de meditação, e do meu laptop em San Francisco aprendi a meditar por US$ 30.”

(Nota publicada na edição 1181 da Revista Dinheiro)