A Receita Federal paga nesta sexta-feira (31) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda, no valor recorde de R$ 5,7 bilhões, o mesmo do segundo lote de pagamentos. Se você não está entre os 4 milhões de contribuintes que receberam a restituição, veja abaixo como identificar a sua situação.

Para saber se a declaração foi liberada, é necessário consultar o e-CAC da Receita Federal e acessar o serviço Meu Imposto de Renda para ver se existem inconsistências de dados. Caso exista algum erro, o contribuinte pode fazer a autoregularização e entregar uma declaração retificadora.

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Além disso, é possível fazer uma consulta através da Central de Atendimento nas capitais, pelo número 4004-0001, e nas demais localidades através do 0800-729-0001. Para deficientes auditivos o telefone é 0800-729-0088.

Identificando o seu status da sua restituição

– Se o seu status constar como “em processamento” significa que a sua declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído;

– Para o “em fila de restituição”, o documento foi processado, mas o valor ainda não está disponível no banco;

– Se a sua declaração foi recebida e teve o processamento concluído, ela será “processada”;

– Agora, se ela está “com pendências”, é sinal de que a Receita identificou alguns detalhes em falta e o contribuinte deve regularizá-las;

– Se o seu status está “em análise”, a declaração foi recebida e está na base de dados da Receita. Aqui, o órgão federal pode estar terminando a análise dos documentos entregues, ou aguarda a apresentação de documentos solicitados;

– Com uma nova declaração retificadora, o status deve aparecer como “retificada”;

– Ao surgir o status de “cancelada”, pode ser que a declaração tenha sido cancelada por decisão da Receita ou por solicitação do contribuinte;

– Por fim, se o seu status apresentar “tratamento manual” é sinal de que a declaração está em análise e você deve esperar uma correspondência da Receita.