A maioria dos países da União Europeia já abandonou todas as suas regras de entrada da Covid-19. Se pretender viajar para aproveitar o verão europeu, veja a lista de países liberados para turistas.

Segundo o ‘SchengenVisaInfo.com’, todos os países listados abaixo não exigem que os viajantes apresentem um certificado de vacinação, quarentena ou teste negativado de Covid-19 na chegada.

+ Covid-19: Brasil registra 70 mortes e 40,1 mil casos em 24 horas

Áustria
Bélgica
Bulgária
República Tcheca
Croácia
Chipre
Dinamarca
Grécia
Hungria
Islândia
Irlanda
Itália
Letônia
Lituânia
Noruega
Polônia
Romênia
Eslovênia
Suécia
Suíça

Mas na União Europeia ainda há países que mantêm restrições – embora tenham relaxado algumas das suas medidas, ainda é exigido que os viajantes sigam algumas regras.

Estônia

A Estônia continua mantendo as regras de entrada da Covid-19 para viajantes de países específicos. As autoridades locais explicam que todos os viajantes provenientes de países terceiros têm de apresentar um certificado de vacinação ou de recuperação ou um resultado de teste negativo para poderem entrar, segundo pode ser lido no site oficial de informações turísticas da Estônia, ‘Visit Estonia’.

A Estônia aceita certificados de vacinação desde que o documento comprove que o titular completou a vacinação primária nos últimos 270 dias ou recebeu uma dose de reforço.

Finlândia

A Finlândia continua a aplicar regras de entrada a todos os viajantes, mesmo aqueles da UE ou Espaço Schengen. Atualmente, a Finlândia exige a apresentação de uma vacina válida ou um certificado de recuperação na chegada. Os viajantes da UE/Espaço Schengen que não puderem apresentar um desses dois certificados podem entrar na Finlândia depois de apresentar também um resultado negativo no teste de covid.

Por outro lado, aplicam-se regras rigorosas aos viajantes de países fora do espaço da União Europeia: só podem entrar na Finlândia se puderem fornecer um certificado de vacina ou de recuperação.

França

Semelhante aos dois países mencionados acima, a França também exige que todos os viajantes atendam às regras de entrada – atualmente, permite a entrada de todos os viajantes que atendam às regras de entrada.

No entanto, as autoridades francesas aplicam regras diferentes dependendo do país de onde a pessoa viaja. Atualmente, a França classifica os países em duas categorias diferentes – categoria verde e laranja. A lista verde da França inclui todos os países da UE, bem como dezenas de países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Os viajantes de de um país listado em verde têm permissão de entrada desde que apresentem um certificado de vacinação, recuperação ou teste.

Em contraste, as regras são mais rígidas se aplicadas àqueles que entram em França de um país na lista laranja. Os viajantes totalmente vacinados e recuperados desses países podem entrar sem restrições, enquanto aqueles que não foram vacinados ou recuperados precisam apresentar um resultado negativo no teste de covid, bem como um motivo convincente para justificar a necessidade de entrar em França.

Alemanha

Apesar de facilitar algumas das suas regras, a Alemanha ainda continua exigindo que todos os viajantes cumpram as regras de entrada. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, todas as pessoas com mais de 12 anos são obrigadas a apresentar um certificado de vacinação, recuperação ou teste no momento da entrada.

Esperava-se que a Alemanha facilitasse as suas regras de entrada para viajantes no final de abril. No entanto, as autoridades decidiram prorrogá-los por um período indeterminado.

Malta

Malta recentemente facilitou as suas regras de entrada mas ainda exige que todos os viajantes tenham um certificado válido – de vacinação, recuperação ou teste – para entrar no país.

As autoridades anunciaram que, desde 6 de junho, as crianças com menos de 12 anos não precisarão mais de apresentar prova, o que significa que poderão entrar sem restrições.

Holanda

A Holanda continua a manter as regras de entrada para todos os viajantes de países em desenvolvimento. Os viajantes de fora da UE precisam de apresentar um certificado de vacinação ou recuperação – aqueles que não puderem apresentar um dos certificados estão atualmente banidos.

Por outro lado, a Holanda já suspendeu todas as suas regras de entrada para viajantes da UE/EEE. Os viajantes da UE/EEE podem entrar na Holanda sem restrições, independentemente do seu estado de vacinação.

Portugal

No início de abril, Portugal atualizou as regras de entrada no país. No entanto, ainda é exigido que todos os viajantes sigam as regras de entrada, ou seja, apresentar um certificado válido de vacinação, recuperação ou teste negativo. É da responsabilidade dos viajantes observar as regras conforme o seu país de origem pois o nosso país não reconhece os certificados de todos os países.

Eslováquia

Atualmente, todos os viajantes são obrigados a fornecer um certificado de vacinação ou recuperação – há categorias especiais de viajantes também podem entrar desde que apresentem um teste negativo. As autoridades eslovacas observaram que os viajantes que não possuem a documentação necessária também podem entrar no país, mas são obrigados a seguir medidas adicionais.

Espanha

Todos os viajantes, independentemente de chegarem de um país da UE ou de um país de fora da União, devem apresentar um certificado válido de vacinação, recuperação ou teste para permitir a entrada.

Embora os países mencionados acima mantenham as regras de entrada, já viram suspensas a maioria das suas restrições domésticas da Covid-19 – os viajantes podem entrar em diferentes locais e eventos públicos sem necessidade de apresentar um certificado da Covid-19. Para terminar, a exigência de usar uma máscara em locais públicos também foi eliminada.