Londres, 19 – Relatos de que agulhas foram encontradas em morangos na Austrália estão derrubando a demanda pela fruta e levaram o primeiro ministro australiano, Scott Morrison, a pedir punições mais rigorosas para os responsáveis, segundo a Sky News.

Agulhas e alfinetes foram encontrados recentemente em morangos comprados em vários supermercados do país. Autoridades, porém, têm se queixado de que a grande maioria dos 100 casos relatados é falsa. A polícia advertiu que aqueles que postarem imagens no Facebook alegando falsamente que encontraram agulhas em morangos também poderão ser processados e presos. Segundo a polícia, um garoto confessou ter feito a brincadeira. Autoridades disseram não saber o motivo da sabotagem e ainda estão procurando suspeitos.

Com a queda da demanda, produtores australianos de morango estão sendo obrigados a descartar o produto ou transformá-lo em polpa, gerando preocupação em uma indústria avaliada em 160 milhões de dólares australianos (US$ 116,8 milhões).

O premiê australiano, Scott Morrison, comparou os responsáveis a pessoas que se envolvem com pornografia infantil ou financiam o terrorismo. Ele também pediu que o Parlamento eleve de 10 para 15 anos de prisão a sentença para aqueles que forem pegos contaminando frutas.