SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja 2021/22 do Brasil havia atingido 0,2% da área semeada até a última quinta-feira, enquanto no ano passado, quando a safra atrasou, ainda não havia colheita nesta época, disse a consultoria AgRural nesta segunda-feira.

“As máquinas já estão em campo no Paraná e em Mato Grosso para a colheita da safra 2021/22 de soja”, afirmou a AgRural, citando que pontualmente produtores têm feito o plantio da segunda safra de milho, após a colheita da oleaginosa.

No Paraná, a colheita de soja avançou no oeste e no sudoeste, as regiões mais castigadas pela estiagem, que causou perdas severas para a safra.

Em alguns talhões no Paraná, as médias têm ficado entre 5 e 16 sacas por hectare, versus mais de 50 sacas estimadas para a média no Brasil.

“Em Mato Grosso, os trabalhos concentram-se no oeste e no médio-norte, e os primeiros reportes são de boas produtividades e queixas bem isoladas de excesso de umidade e grãos avariados”, acrescentou a consultoria, sem mencionar atrasos na colheita pelas chuvas.

A estiagem e as altas temperaturas no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul reduziram a safra de soja 2021/22 do Brasil em 7,8% na comparação com a projeção de um mês atrás, para 133,4 milhões de toneladas, apontou a consultoria na semana passada.

MILHO VERÃO

A colheita do milho verão, por sua vez, chegou a 3,1% da área estimada para o centro-sul do Brasil, contra 2,4% um ano atrás.

“Os três Estados do Sul já estão colhendo e, conforme esperado, as produtividades têm ficado bem abaixo do normal por conta da seca.”

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI090HW-BASEIMAGE