São Paulo, 21 – O plantio da safra 2018/19 de soja no Brasil atingiu 1,9% da área prevista no Brasil até quinta-feira (20), disse a consultoria AgRural nesta sexta-feira, 21, ante 0,3% em igual período do ano passado e na média de cinco anos.

No Paraná, a semeadura atingiu 11,2% da área, ante 1,7% há um ano e 1,9% na média. “A boa umidade no solo herdada das chuvas de agosto e setembro tem permitido um rápido avanço no plantio da safra 2018/19 de soja no Paraná”, disse a AgRural. Segundo a consultoria, é o início de plantio mais rápido já registrado no histórico da AgRural para o Paraná, iniciado 12 anos atrás.

Conforme a consultoria, 48% da área já está semeada no oeste do Paraná. “O ritmo só não é mais forte porque as chuvas desta semana colocaram freio ao avanço das plantadeiras”, disse a AgRural. “Se tudo continuar caminhando bem, o Paraná poderá colher soja já a partir do início de janeiro, período em que os preços pagos pela soja costumam ser mais altos devido à escassez do grão no mercado disponível.” Segundo a consultoria, esse bônus no preço de janeiro pode ser ainda maior dado o ritmo forte de exportação que deve continuar até dezembro.

Em Mato Grosso, com o fim do vazio sanitário vieram as primeiras chuvas e também o início do plantio, que neste momento se concentra nas regiões oeste e norte e está concluído em 0,6% da área de soja do Estado. Em Mato Grosso do Sul, áreas pontuais já foram semeadas no norte. “Mas o ritmo ainda é tímido e apenas 0,1% da área do Estado está plantada.” Em Rondônia, 1,5% da área está plantada.