Agronegócio

AgRural deve cortar estimativa de milho verão por seca no Sul

AgRural deve cortar estimativa de milho verão por seca no Sul

Lavoura de soja em Barreiras, na Bahia

SÃO PAULO (Reuters) – A safra de milho de verão do Brasil 2021/22 deverá ficar abaixo das previsões iniciais, uma vez que a estiagem e altas temperaturas têm afetado as lavouras ao Sul, afirmou a consultoria AgRural à Reuters nesta segunda-feira.



“Vamos cortar o milho verão, sem a menor dúvida”, disse a analista Daniele Siqueira, acrescentando que a consultoria trabalha na revisão de dados nesta semana, mas as informações disponíveis já indicam uma produção menor.

A AgRural projeta uma safra total de milho de 115,5 milhões de toneladas, sendo 21,66 milhões de toneladas no verão do centro-sul, o que deve ser revisado.

Mais cedo, a consultoria havia alertado em relatório que chuvas abaixo da média em novembro ao Sul do Brasil e previsões de um início de dezembro seco nessa região geram preocupações entre produtores de soja e milho.

O Rio Grande do Sul, onde a falta de chuva é mais sentida, é o principal produtor de milho verão do Brasil.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Além do cereal gaúcho, áreas de milho em pendoamento em Santa Catarina e no Paraná também podem ter prejuízos caso a previsão de tempo quente e seco se confirme, comentou a consultoria.

No restante do centro-sul do Brasil, que tem calendário mais tardio, o milho se desenvolve sob boas condições climáticas.

Esta semana deverá ser marcada por escassez de precipitações na maior parte da região Sul, incluindo áreas do Centro-Oeste como Mato Grosso do Sul, e parte do Sudeste (São Paulo), segundo dados do terminal Eikon, na Refinitiv.

Na próxima semana, há previsão de chuvas para o Paraná, mas o Rio Grande do Sul continuará com um padrão mais seco, segundo a meteorologia (https://amers2.apps.cp.thomsonreuters.com/cms/?pageid=awd-br-forecast-analysis-maps-gfsop-degc&hour=6&date=20211206).

SOJA

Para a soja ainda é cedo para se falar em qualquer revisão, uma vez que o Rio Grande do Sul planta mais tarde a oleaginosa em relação a outros Estados.

“Apesar de também precisar de chuva, e algumas áreas mais adiantadas do oeste do Paraná já estarem em fase de formação de vagem, os efeitos dessa seca sobre a soja são menores. É claro, há áreas plantadas na última semana no Rio Grande do Sul que precisam de chuva…”, comentou o analista Adriano Gomes, acrescentando que o problema também atinge Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A projeção atual de safra de soja do Brasil é de um recorde de 145,4 milhões de toneladas, ante 144,3 milhões de toneladas no início de novembro.

Segundo a AgRural, a previsão de pouca chuva para a primeira quinzena de dezembro acende o sinal de alerta para os produtores que têm soja recém-plantada, cuja germinação pode ser impactada pela estiagem, e para aqueles que já possuem talhões em fase reprodutiva, quando a demanda por umidade cresce.

Paraná e Rio Grande do Sul estão entre os três maiores produtores de soja do Brasil, juntamente com o Mato Grosso.

Os dados da AgRural mostram que 94% da área estimada para a safra 2021/22 estava plantada até a última quinta-feira, avanço de quatro pontos ante a semana anterior, versus 90% no mesmo período do ano passado.

“Devido ao tempo mais seco, apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm ritmo inferior à média”, disse a consultoria.

“No resto do país, por outro lado, a safra vai muito bem até o momento, e a expectativa é de que a colheita já comece por volta do Natal em áreas mais adiantadas de Mato Grosso”.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB50MW-BASEIMAGE


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

Updated