Em São Paulo, uma dona-de-casa acaba de colocar um bolo no forno e descobre que o gás do botijão está prestes a acabar. Em Manaus ou em Curitiba, a história se repete. Não dá para esperar o caminhão e sua musiquinha passar. Há dois meses, a única solução seria ligar para o revendedor mais próximo. Mas a Agip resolveu dar uma sacudida no mercado com um novo sistema de venda por telefone que atende todo o País.
A dona das marcas Liquigás, Tropigás e Novogás acaba de
investir R$ 1 milhão para padronizar a venda de seu gás de cozinha. Ela cadastrou revendedores e consumidores em uma supercentral telefônica. Quem precisa de um novo botijão, de 13 quilos ou industrial, chama a central e ela se encarrega de acionar a revenda mais próxima. O revendedor então avisa por rádio o caminhão que está mais perto do endereço do cliente. A operação dura em média 20 minutos e é monitorada via internet. A empresa Teleperformance é responsável pelo sistema.

O Brasil é o campo de teste para esta
nova operação que em breve pode chegar
a outros países. ?Com esse método, temos mais controle sobre todo o sistema?, diz Paolo Grossi, diretor de planejamento da companhia. Por trás do discurso, está uma estratégia pesada de defesa. Com o Ministério da Economia ameaçando tabelar o preço do gás de cozinha, devido aos constantes aumentos do petróleo, a Agip quer fortalecer suas fronteiras. Hoje, ela é líder de mercado com 21% das vendas do setor. Isso garante R$ 1,9 bilhão no faturamento total da Agip do Brasil, que soma R$ 4,3 bilhões. Segundo a filial da Teleperformance, empresa francesa de call center com faturamento global em torno de US$ 1 bilhão, é a primeira vez que uma companhia de serviço público instala esse tipo de atendimento.

?Quase 70% do investimento irá para marketing?, afirma Grossi. ?Apenas 20% de todas as vendas hoje é feita pelo telefone. Precisamos divulgar o nosso número e incentivar essa prática.? Os revendedores parecem entusiasmados. Nos primeiros dois meses do serviço, cerca de 15% desistiram de seus sistemas próprios de 0800 para aderir à central única. Por enquanto, apenas a Grande São Paulo, a Baixada Santista e o Rio Grande do Sul estão interligados a essa rede ? são cerca de 2,5 mil pedidos por dia e a empresa espera chegar a 7 mil pedidos diários até o fim do ano. Ao final de 2003, boa parte dos 13 mil pontos de vendas de gás de cozinha da Agip participarão do esquema. Ninguém mais vai ver o bolo murchar enquanto espera um botijão novo.