Giro

Agências espaciais analisaram chances reais de asteroide chocar com a Terra em 2023

Crédito: Reprodução/Pixabay

Existiu a forte probabilidade de que a Terra fosse “visitada” por um asteroide de cerca de 70 metros que causaria algum dano. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Durante semanas, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência americana NASA acreditaram na forte probabilidade de um asteroide vir a se chocar com a Terra já no próximo ano, sem hipótese de defesa. A ameaça foi, entretanto, descartada, mas as agências espaciais confessaram o susto agora.

O dia 4 de julho de 2023 esteve muito perto de entrar para a história, e não de forma positiva. Isto porque existiu a forte probabilidade de que a Terra fosse “visitada” por um asteroide de cerca de 70 metros que causaria algum dano. Era isso que acreditaram as equipes de defesa planetária da ESA e da NASA durante algumas “semanas desesperadoras”.

+ Erupção de vulcão em Tonga pode nos ensinar sobre impactos de grandes asteroides

O período de tormento começou no último dia 6 de janeiro, e teve como protagonista o asteroide 2022 AE1 sobre o qual foi avaliada cerca de -1,5 de probabilidade de colisão na escala de Palermo – escala usada para determinar quais os asteroides monitorados que apresentam maior ou menor grau de risco de colisão -, essa foi a mais alta classificação em mais de uma década.




O resultado das avaliações também indicava que, apesar de descoberto com mais de um ano de diferença, em caso de uma confirmação de impacto iminente, não haveria tempo suficiente para tentar técnicas de desvio de rota.

A única opção era seguir com muita atenção o asteroide e descobrir o ponto exato de impacto. Para piorar a Lua decidiu ajudar complicar ainda mais as coisas, ao impedir por completo quaisquer hipóteses de observação do asteroide durante uma semana devido ao seu brilho, divulgou a ESA.

Foi preciso esperar até que a Lua escurecesse o suficiente para voltar a observar a rocha ameaçadora. Os novos dados obtidos com a ajuda do telescópio Schmidt, do Observatório de Calar Alto, em Almería, na Espanha, acabaram deixando a equipe de astrônomos aliviados.


No final de tudo, ficou confirmado que, em 4 de julho de 2023, o asteroide passará a 10 millhões de quilômetros da Terra, ou seja, a uma distância segura.






Tópicos

agência espacial americana aniversário ariane 5 artemis 1 Artemis 3 asteroide atinge a terra atmosfera Centro Espacial Kennedy da Nasa chance de asteroide atingir a terra Como é a superfície de Marte Como é Marte Como é o clima em Marte? Como é o solo em marte Como são feitas as imagens do Hubble? Como ver imagens do espaço ao vivo? Como ver imagens do telescópio Hubble? Corrida Espacial de onde vem os ovnis Disco voador Edifício de Montagem de Veículos espaço esppaço estação espacial EUA Existe vida em outro planeta? exploração espacial foto de marte foto de planeta fotografia galáxias HUBBLE James Web por que é importante? James Webb James Webb o que é? James Webb quanto custou? James Webb significado do nome levar humanos à Lua luzes Marte marte características marte curiosidades marte deus marte temperatura missão tripulada Nasa Nasa nasa ao vivo O que a NASA criou? O que é preciso para entrar na Nasa? O que é um telescópio espacial? O que o telescópio Hubble descobriu? O que quer dizer NASA? o que se sabe sobre marte o que tem em marte? O que tem na superfície de Marte? O que tem no solo de Marte? Onde está o telescópio Hubble? Onde está o telescópio Kepler? ovni planeta planeta vermelho Por que Marte tem estações do ano? programa lunar Artemis Quais foram as descobertas feitas por Edwin Hubble? Quais foram as principais descobertas concebidas através do telescópio Hubble? Quais foram as principais descobertas do telescópio Hubble? Quais são as dimensões do telescópio Hubble? Quais são as particularidades de Marte? Qual a distância máxima que um telescópio pode ver? Qual é a galaxia que o telescópio Hubble continua explorando? Qual é o nome do tipo de foguete que colocou o telescópio espacial em órbita? Qual é o objetivo da NASA? qual pais mais avista ovni qual tamanho de um disco voador quando asteroide caira na terra Sistema de Lançamento Espacial sistema solar solo de Marte tecnologia telescópio telescópio espacial telescopio hubble Tem algum satélite em Marte? Universidade do Arizona viagem tripulada a Marte volta da humanidade à Lua