A perícia médica nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda está suspensa. Mesmo após a determinação do órgão, na quarta-feira (16), para que os médicos voltassem ao trabalho em 169 unidades de atendimento da Previdência Social espalhados pelo País, os especialistas se recusaram. Em São Paulo, após o INSS conseguiu uma liminar na Justiça, 119 agências foram reabertas, mas também sem atividades de médicos peritos.

De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), não há condições para trabalho presencial nas agências do INSS. “O INSS e Secretaria de Previdência e Trabalho mentem para o País ao apontarem a realização de ‘vistorias’ para liberação das agências do INSS, que estão sendo ‘feitas’ apenas por gerentes da administração sem o mínimo de competência técnica ou legal para tal feito”, criticou a entidade, em nota.

+ INSS reabre hoje 119 agências no estado de São Paulo
+ Perícia médica do INSS será retomada em 151 agências nesta quinta 

Conforme informações do G1, o órgão federal confirmou que os médicos peritos não voltaram às atividades na manhã desta quinta-feira.
A associação deixa claro que os especialistas voltarão ao trabalho quando forem notificados com resultados positivos de vistorias da Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF).

“Vistoria será apenas quando a SPMF, que detém o conhecimento técnico, for demandada para verificar as agências com a lista de checagem original usada na semana passada, feita de comum acordo entre a categoria e o governo, e que foi ardilosamente adulterada pelo Presidente do INSS [Leonardo Rolim] e o Secretário de Previdência para promover uma farsa pública perante a nação.”

Por sua vez, a Secretaria da Previdência informou, segundo o G1, que todas a agências no País estão sendo inspecionadas e que estão prontas para receberem os médicos.

O órgão destaca ainda que aqueles profissionais que não retornarem receberão o registro de falta não justificada, caso não tenham uma outra justificativa.