Giro

Agência americana alerta contra esses tipos de máscaras contra Covid-19

Crédito: Reprodução/Pexels

A FDA, o equivalente a Anvisa dos Estados Unidos, está alertando as pessoas contra o uso de algumas máscaras que pode não estar protegendo. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Como forma de proteção contra o coronavírus, as pessoas passaram a usar máscaras de proteção facial de diversos materiais. Agora, a Food and Drug Administration (FDA), o equivalente a Anvisa dos Estados Unidos, está alertando as pessoas contra o uso de algumas máscaras que pode não estar protegendo.

+ Conheça o passo a passo da aprovação de uma vacina pela Anvisa
+ Covid-19: ‘como meu pé virou meme mentiroso contra vacinas’

Protetores faciais



A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou recentemente suas recomendações de máscaras faciais em 1º de dezembro, chamando esta cobertura. Segundo a organização, o uso de protetores faciais é inferior às máscaras porque os protetores não bloqueiam as gotículas exaladas pelo usuário e também não podem impedir a inalação de gotículas.

Máscaras sem três camadas

Cada vez mais evidências apontam para a ideia de que você precisa de pelo menos três camadas de tecido em uma máscara facial para protegê-lo totalmente. O estudo mais recente foi conduzido por pesquisadores da Virginia Tech University que testaram 11 tipos diferentes de máscaras faciais , incluindo nove máscaras de tecido feitas de materiais como filtros de café, uma camiseta de algodão e outros tecidos, bem como uma proteção facial e máscara cirúrgica. Em suas descobertas, as máscaras com três camadas foram as mais protetoras.

Máscaras faciais com válvulas

Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) descobriram recentemente que as máscaras com válvulas de ventilação realmente ajudam a espalhar o coronavírus. Eles concluíram que, embora as máscaras N95 normais parem completamente a passagem das gotas, as máscaras N95 equipadas com uma válvula de ventilação não fazem quase nada para impedir a propagação.

Máscaras não lavadas

Suas máscaras podem atender aos critérios de proteção, mas se não estiverem limpas, não estão ajudando. Um estudo descobriu que não lavar as máscaras de pano após o uso aumenta o risco de contaminação por coronavírus . Portanto, embora possa ser tentador usar a mesma máscara por dias seguidos, você deve lavá-la após cada uso para que realmente funcione.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km