Ciência

AFP lança curso de verificação digital contra desinformação antes de eleições no Brasil

AFP lança curso de verificação digital contra desinformação antes de eleições no Brasil

Alunos participam de aula sobre 'Fake News: acesso, segurança e veracidade da informação', em São Paulo, Brasil, em 21 de junho de 2018 - AFP



tem A AFP lança, nesta sexta-feira (5), seu primeiro curso de verificação digital em português para ajudar jornalistas e estudantes de jornalismo a trabalhar de forma mais eficiente e segura e evitar a desinformação, especialmente com a aproximação das eleições brasileiras de outubro.

A formação, apresentada durante o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo, foi lançada em inglês e francês no mês de junho. Totalmente online e sem custos, o projeto foi realizado com apoio da Google News Initiative.

“A nossa parceria com a AFP foi concebida para fornecer aos jornalistas as competências essenciais para combater a desinformação e enriquecer ainda mais suas reportagens”, disse David Dieudonné, líder do Google News Lab na França, Itália e Espanha em comunicado.

Com 10 módulos, o curso ensina como buscar a origem de fotos e vídeos, técnicas de geolocalização de imagens, como identificar fontes confiáveis e a tirar melhor proveito de motores de busca e redes sociais.




“A rápida evolução das redes sociais e aplicativos, e a velocidade da propagação de desinformação faz com que jornalistas precisem estar atualizados constantemente. Queremos partilhar a experiência da nossa equipe de investigação digital com todos os jornalistas, ajudando-os a trabalhar de forma mais eficiente e segura”, afirmou Phil Chetwynd, Diretor Global de Notícias da AFP.

O curso online continuará sendo atualizado nos próximos meses, com adição de novos exemplos e exercícios, voltados para jornalistas com todos os níveis de experiência.

A AFP trabalha na verificação digital desde 2017 e conta com 130 jornalistas cobrindo 85 países, incluindo o Brasil desde 2018, ano das últimas eleições presidenciais.