Afago a Putin e gafe: a participação de Bolsonaro em reunião do Brics

Bolsonaro agradeceu o presidente russo Vladimir Putin pela acolhida em sua viagem à Rússia (Crédito: Reprodução TV Brasil )
O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (23), da cerimônia virtual de abertura da 14.ª Cúpula do Brics, bloco que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Em seu discurso, Bolsonaro agradeceu o presidente russo Vladimir Putin pela acolhida em sua viagem à Rússia, em fevereiro, e repetiu uma gafe duas vezes ao pronunciar o sobrenome do presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa. Em vez de “Ramaphosa”, Bolsonaro disse “raposa”.
O líder brasileiro não citou a guerra entre Rússia e Ucrânia, mas falou de seus efeitos. “O atual contexto internacional é motivo de preocupação, em razão dos riscos aos fluxos de comércio e investimentos e à estabilidade das cadeias de abastecimento de energia e alimentos. A resposta do Brasil a esses desafios não é se fechar ao resto do mundo. Pelo contrário, temos procurado aprofundar nossa integração econômica”, disse o presidente.
Foi a primeira vez que Vladimir Putin participou de um evento com líderes das maiores economias emergentes desde o início da guerra da Ucrânia, em 24 de fevereiro.
+ Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro, 28% e Ciro, 8%
Bolsonaro cobrou uma reforma da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no Conselho de Segurança.
“Devemos somar esforços em busca da reforma das organizações internacionais, como o Banco Mundial, o FMI [Fundo Monetário Internacional] e o sistema das Nações Unidas, em especial o seu Conselho de Segurança”, disse Bolsonaro.
“O peso crescente das economias emergentes deve ter a devida e merecida representação”, afirmou o presidente brasileiro.
Das nações que compõem o Brics, apenas a África do Sul está fora do Conselho de Segurança. Rússia e China são membros permanentes do colegiado, e Índia e Brasil estão entre os membros rotativos.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
14.ª Cúpula do Brics abastecimento de energia acolhida em sua viagem à Rússia Afago a Putin África do Sul Banco Mundial Bolsonaro Brasil cadeias de abastecimento de energia cerimônia virtual China Conselho de Segurança Cyril Ramaphosa discurso economias emergentes fluxos de comércio FMI Fundo Monetário Internacional gafe guerra entre Rússia e Ucrânia Índia integração econômica Investimentos líder brasileiro líderes das maiores economias emergentes maiores economias emergentes membros permanentes membros rotativos nações que compõem o Brics Nações Unidas ONU Organização das Nações Unidas organizações internacionais participação de Bolsonaro em reunião do Brics presidente da África do Sul presidente Jair Bolsonaro presidente russo Vladimir Putin Ramaphosa raposa reforma das organizações internacionais reforma da Organização das Nações Unidas riscos aos fluxos de comércio Rússia sobrenome do presidente da África do Sul Vladimir Putin