Giro

Aeroportos esperam aumento do movimento no feriado de Finados

Otimistas com o gradual aumento do número de pessoas viajando a negócios e  lazer, as empresas que administram aeroportos esperam um crescimento do movimento durante o feriado prolongado de Finados.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) calcula que cerca de 514 mil passageiros circularão por seus 55 aeroportos entre hoje (30) e a próxima terça-feira (3). Segundo a estatal, o maior fluxo de usuários deve ocorrer hoje (30), quando são esperados 119.844 viajantes, e na próxima terça-feira (3), com um fluxo de 129.981 pessoas.

Embora maior que o movimento registrado durante outros feriados prolongados deste ano, como o 1º de Maio, com menos de 27 mil viajantes; Corpus Christi,  83.720 viajantes, e Nossa Senhora Aparecida, 344.811, a expectativa, se atingida, representará 60% dos 849.844 usuários que embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos que a estatal administra durante o mesmo feriado em 2019.

A concessionária Inframerica também espera um maior número de usuários durante o feriado. De acordo com a empresa, cerca de 127 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto Internacional de Brasília entre hoje (30) e terça-feira (3), com 21 voos extras agendados para atender ao aumento da demanda.

Já no aeroporto de Natal, a Inframerica espera receber quase 20 mil passageiros. Resultado que, se atingido, será 34% superior ao movimento de 12 de Outubro, quando 14.879 mil pessoas circularam pelo terminal.

Retomada

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o mercado da aviação civil doméstica vem reconquistando usuários pouco a pouco. Em setembro, mais de 3,05 milhões de passageiros viajaram em aviões. O número representa um aumento de 850 mil passageiros em relação ao que foi registrado no mês anterior, quando foram embarcadas cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Ainda assim, o setor amarga uma retração de 56% no total de passageiros transportados quando comparados os resultados de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período de 2019. 

Precaução

Tanto as empresas aéreas LINK 1  quanto as operadoras aeroportuárias garantem adotar uma série de medidas para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19) durante os voos. Dentro das aeronaves, a precaução vai do uso obrigatório de máscara, distanciamento entre passageiros e opção por, prioritariamente, disponibilizar autoatendimento para o check-in à existência de filtros especiais que renovam o ar constantemente.

Já nos terminais, por conta das medidas protocolares de segurança, como observância ao distanciamento social, as empresas administradoras de aeroportos pedem aos passageiros que procurem chegar duas horas antes do embarque, a fim de evitar contratempos. E lembram que o uso de máscara é obrigatório.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?