Giro

Adolescentes sem comorbidades não devem tomar 2ª dose, diz ministro da Saúde

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, explicou a decisão da pasta de suspender a vacinação para adolescentes sem comorbidades (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )

Na tarde desta quinta-feira (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, conduziu uma entrevista coletiva para explicar a decisão da pasta de suspender a vacinação para adolescentes sem comorbidades. Segundo Queiroga, os os jovens que receberam a primeira dose não devem completar a imunização com a segunda aplicação.

Agora, a orientação do ministério é de que apenas adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade sejam vacinados. O ministro alegou que há registro de cerca de 1,5 mil eventos adversos à vacina, em 3,5 milhões de vacinados.

“Boa parte dos efeitos adversos aconteceram por esse erro de vacinação. O Ministério da Saúde vai ficar vigilante para acompanhar, até mesmo por busca ativa, e vamos pedir aos secretários para acompanhar de perto”, ressaltou o ministro.

+ São Paulo investiga relação entre morte de adolescente e vacinação



Além disso, ele atribui a suspensão da campanha à “desorganização” dos estados e municípios, que adiantaram a campanha de vacinação. Queiroga afirmou ainda que há estados que aplicaram vacinas como AstraZeneca, Coronavac e Janssen nos adolescentes.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só autorizou o imunizante de Pfizer para a faixa entre 12 e 17 anos no Brasil. Por enquanto, a Janssen recebeu autorização para condução de estudos com menores de 18 anos no Brasil, mas a pesquisa ainda está em andamento.

Para o ministro, a determinação é uma medida de segurança. “Aqueles sem comorbidades, independentemente da vacina que tomaram, não tomem outra, por uma questão de cautela. Os com comorbidades podem completar o esquema vacinal”, disse Queiroga.

Na noite de quarta-feira (15), o ministério cancelou a vacinação para adolescentes sem comorbidades. Em nota técnica enviada às secretarias de Saúde, a pasta informou que revisou a recomendação. Durante a coletiva de hoje, Queiroga disse ainda que não há “forte embasamento científico” para a vacinação neste público.

Por fim, o ministro disse que a pasta pode rever o posicionamento de suspender a campanha. “Falei de maneira reiterada da importância de se observar as recomendações do PNI, temos um país continental e precisamos falar o mesmo idioma, senão não vamos progredir”, finalizou.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

adolescente morre após tomar vacina antecipacao 2 dose pfizer df anvisa vacina anvisa vacina pfizer aqui quem fala é ela a pfizer brasil vacinação ceo da pfizer não tomou vacina como funciona a vacina da pfizer coronavac CPI eficácia das vacinas Em que idade está a vacinação em Maceió? marcelo queiroga coronavac marcelo queiroga curriculo marcelo queiroga esposa marcelo queiroga filhos marcelo queiroga g1 marcelo queiroga idade marcelo queiroga instagram marcelo queiroga ministro marcelo queiroga nasceu onde marcelo queiroga religião Ministério da Saúde ministerio da saude coronavac ministro da Saúde ministro da saúde 2021 ministro da saúde agenda ministro da saude atual ministro da saúde covid ministro da saúde do brasil ministro da saúde e máscara ministro da saúde governo bolsonaro ministro da saúde hoje ministro da saúde terceira dose miocardite miocardite pfizer miocardite sintomas miocardite vacina pfizer o que é miocardite OMS Onde Marcelo Queiroga nasceu? pericardite pfizer cresce a mama pfizer miocardite jovens quais os efeitos colaterais da vacina pfizer quais sao os efeitos colaterais da pfizer qual a dosagem da vacina pfizer Qual é o intervalo da vacina Pfizer? Qual é o intervalo das vacinas AstraZeneca e Pfizer contra a COVID-19? Qual idade de Marcelo Queiroga? Qual idade está vacinando no DF? Quando chega a vacina AstraZeneca no Brasil? quem é marcelo queiroga Quem pode vacinar em Goiânia? Quem tomou AstraZeneca pode tomar Pfizer? quem tomou coronavac pode tomar pfizer sintomas miocardite pfizer vacina vacina pfizer em adolescêntes vacina pfizer reações adversas? yocarditis pfizer