A cidade de São Paulo segue com a vacinação contra o coronavírus para adolescentes de 15 a 17 anos, sem comorbidades, nesta quarta-feira (1). Os menores de 18 anos recebem exclusivamente o imunizante da Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este público.

Para receber a vacina, o adolescente deve estar acompanhado dos pais ou responsável. Se esse acompanhamento não for possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

A vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que  funcionam entre 7h às 19h. Há imunizantes também nos megapostos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, que operam de 8h às 17h.

Os endereços dos postos de vacinação estão no site.

+ Vacinas da Pfizer e Moderna dispensam dose de reforço, diz estudo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a obrigatoriedade de apresentar documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital, em nome dos pais ou responsável.

A prefeitura recomenda o uso do site De Olho na Fila antes de ir até um posto de vacinação para ver a movimentação nas unidades e evitar aglomerações. Também é indicado fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o tempo de atendimento.

Os adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades podem se cadastrar nas UBSs do município para receber eventuais doses remanescentes,  a ‘xepa’. A aplicação está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada unidade.

Saldo 

Até o momento, foram vacinados 146.421 adolescentes de 15 a 17 anos, o equivalente a 34,1% do público esperado. São jovens com ou sem comorbidades. Entre os jovens de 12 a 14 anos com comorbidades, deficiência física permanente, grávidas ou puérperas, o índice chegou a 24,9% (17.346 pessoas).