O homem da foto ao lado tem uma carreira importante no mundo da literatura e da filosofia, com estudos aprofundados sobre questões de existência, conhecimento humano, mente e linguagem. Tem graduação e mestrado em filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul e complementação curricular em psicologia. Faltou apenas a residência para concluir a formação. Autor de nove livros, ganhou o Prêmio Guavira de Literatura, da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, e em 2015 foi finalista do concorrido Prêmio Jabuti na categoria juvenil, com a obra O Segredo do Meu Irmão. Admirador dos escritores russos Dostoiévski, Górki e Tolstói, do irlandês James Joyce, da britânica Virginia Woolf, do argentino Jorge Luis Borges e dos japoneses Kazuo Ishiguro e Yasunari Kawabata. Apaixonado por Machado de Assis e Guimarães Rosa — de quem declama trechos de cor —, fundou e administrou a Editora 8Inverso. Chegou a ler 135 livros em um ano. Seria ele um professor renomado? Um ensaísta de categoria? Um erudito?

É mais ou menos isso, embora Cássio Pantaleoni tenha sido recém-anunciado para o cargo de vice-presidente de Digital Experience para a América Latina da Adobe, empresa americana de software de imagem e de criatividade, sediada em San Jose, na Califórnia. Pode-se considerar uma gota de ciências humanas em um oceano tecnológico dominado por formados em exatas.

O executivo é famoso mesmo na área de tecnologia, que sempre foi sua principal atividade, em mais de 30 anos de uma carreira iniciada como programador – a literatura e a filosofia andavam em paralelo. A missão na Adobe é ampliar as receitas do setor, responsável por faturamento global de US$ 3,4 bilhões em 2020, do total de US$ 12,87 bilhões em vendas no ano. E escrever mais uma página da trajetória da companhia, criada em 1982. “A experiência do cliente não é apenas um evento. É uma história. Eles se mantêm mais próximos da empresa quando passam a fazer parte de uma história construída em conjunto”, afirmou Pantaleoni à DINHEIRO. “Tanto que, hoje, um dos hits da área de marketing é esse. Como uma história de um bom livro.” A declaração, como não poderia deixar de ser, mistura literatura, filosofia e tecnologia.

MERGULHO O vice-presidente carrega na bagagem atuações em importantes companhias, como SAP, Oracle, BEA Systems, TIBCO Software e SAS. Nesta última, uma companhia americana de softwares gerenciadores de bancos de dados, começou a escrever sua trajetória em 2008, quando entrou como diretor comercial. Saiu no fim do ano passado, quando era country manager, para ingressar na Adobe. Nas últimas cinco semanas, tem feito um mergulho profundo de reconhecimento das áreas internas da empresa, além de contatos com clientes, com os quais já teve relações profissionais anteriores, fato que tem facilitado o entrosamento. “Essa interação com clientes, que já conheço do mercado, transmite a confiança conquistada e isso tem valor. A questão humana fica muitas vezes apartada dos questionamentos. Adoro minha carreira executiva e em tecnologia, que nada mais é do que trabalhar com pessoas, sejam clientes, colaboradores, parceiros, a mídia…”, disse Pantaleoni.

As plataformas de Digital Experience da Adobe que estão sob sua liderança têm sido usadas por empresas para buscar mais clientes com características de consumo voltadas para seus negócios. O propósito é ajudá-las a se tornarem mais certeiras em gestão de conteúdos (content management), com a leitura correta do perfil dos consumidores, melhor fluxo nos canais de vendas e mensuração de resultados. Esses são alguns dos processos proporcionados pelas ferramentas de experiência da Adobe. Outro diferencial, segundo o executivo, é a tecnologia Real Time Customer Data Plataform, criada para promover marketing em tempo real em grande escala. “Essa é a vantagem competitiva da Adobe. É a cereja do bolo.” O vice-presidente quer depositar nos dois canais “toda energia com a equipe do Brasil, que tem alta demanda”.

GERANDO FALCÕES Ferramenta de automação de marketing da Adobe tem ajudado a atrair doadores para a ONG. (Crédito:Divulgação)

IMPACTO SOCIAL Uma das soluções está sendo usada na parceria com a ONG Gerando Falcões, plataforma de impacto social que trabalha em rede para apoiar e acelerar o trabalho de outras organizações em favelas do Brasil. A entidade passou a usar ferramenta de automação de marketing Engage para se aproximar de potenciais doadores. “Trabalhamos para converter esses dados em ações que gerem impacto social real. Para recrutar, reter e desenvolver nossos talentos, para geração de novos negócios sociais, e para aumentar nossa arrecadação nas plataformas digitais”, afirmou Eduardo Lyra, CEO da rede Gerando Falcões.

Enquanto a ONG acaba de iniciar o trabalho junto à Adobe, a Serasa Experian já utiliza soluções da companhia americana há três anos. E os resultados, segunda a Serasa, têm aparecido. Com os softwares Target e Analytics, a empresa de análises de crédito e apoio a negócios avançou na digitalização do Serasa Empresas, que contempla quatro serviços para decisões de crédito: Consulta Serasa, Saúde do Seu Negócio, Prospecção de Clientes e Monitoramento de Clientes. As ferramentas Adobe ajudam na experiência digital da Serasa, agora mais customizada e fluida, com testagens e análises de desempenho de cada uma das mudanças realizadas na plataforma.

Na prática, as ferramentas geram dados para melhoria da usabilidade do site. Um dos objetivos era reduzir os índices de abandono do carrinho no momento da compra dos serviços, por meio de dispositivos e abordagem mais personalizados aos clientes. Com isso, 8% dos pedidos e 9% da receita foram de pessoas impactadas por essa experiência personalizada, houve 20% de melhora na conversão para o público que participou dessa segmentação e 87% dos clientes foram impactados.

Marcelo Gorzoni, coordenador de Growth Marketing da Serasa Experian, disse que o foco é muito grande em segmentação. “Queremos chegar ao detalhe do detalhe para realmente falar com o cliente, atuando na resolução da necessidade dele e entender essa necessidade naquele momento em que ele precisa, sem falar de maneira genérica”, afirmou. Assim, com soluções tecnológicas incrementadas por muita literatura e filosofia, a Adobe consegue não só criar as páginas de sua própria história como ajudar empresas e instituições a escreverem mais capítulos de suas trajetórias.