Não foi só no Brasil que o comércio eletrônico ganhou espaço durante a pandemia. Segundo uma pesquisa da Adobe, o e-commerce faturou, entre março e junho, US$ 77 bilhões a mais do que o esperado nos Estados Unidos. Só em junho, o gasto on-line foi de US$ 73,2 bilhões, aumento de 76,2% na comparação com números do mesmo mês de 2019.

Os dados são do relatório Digital Economy Index (DEI), barômetro global que analisa em tempo real o poder de compra digital dos consumidores. Segundo o estudo, os níveis de compra do e-commerce estão, aliás, maiores que os do período de festas (novembro e dezembro) do ano passado.

O relatório também aponta a redução da compra de grandes quantidades de itens de supermercado para estocar. Em fevereiro, ante a preocupação quanto aos efeitos da pandemia, o tamanho médio do carrinho de compras on-line desses itens começou a crescer, e agora está diminuindo. Essa redução está relacionada a fatores como aumento dos preços, reabertura de lojas físicas e consumidores mais habituados ao cenário atual.

O Adobe Analytics mede transações de 80% dos principais varejistas on-line dos EUA.