A pandemia pegou todos de calças curtas. Quem não tinha dívida fez, quem tinha bom emprego perdeu; quem empreendeu contraiu empréstimo. Em dezembro, segundo o Serasa Experian, a inadimplência em contas básicas como água, gás e luz chegou a 23,6%.

Entra na conta a inflação cada vez mais alta dos alimentos e combustíveis, que ajudou a pesar no orçamento.

+ Volume de serviços cresce 0,6% de dezembro para janeiro
+ PEC do auxílio emergencial começa a ser discutida na Câmara nesta terça (9)

Se a inadimplência subiu, o desejo de zerar essas dívidas também aumentou. A Enel, por exemplo, apontou em janeiro um aumento de 45% no número de pedidos de renegociação de dívidas com a conta de luz no Rio de Janeiro. A comparação levou em conta os meses de janeiro de 2021 e 2020. Na mesma faixa, São Paulo contou com um aumento de 27% de pessoas querendo quitar os débitos.

Como quitar dívidas abertas durante a pandemia?

O conselho aqui é o seguinte: se você está com dívida aberta em alguma empresa, entre em contato na central do cliente e renegocie a conta. Para as empresas, às vezes, pode ser até um bom negócio oferecer parcelamento desses débitos sem a cobrança de juros, ou com um valor mais real para o pagador.

Veja a seguir algumas das empresas que oferecem serviços básicos e abriram programas de parcelamento:

Enel – A Enel Brasil está com opções de parcelamentos de contas de luz atrasadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Segundo o jornal Extra, nas distribuidoras da Enel em SP e no Rio, os clientes podem parcelar suas dívidas em até 10 vezes. Basta entrar em contato com a companhia, ou procurar um dos locais de pagamento para regularizar a pendência.

Comgás – principal responsável pela distribuição do gás em São Paulo, a Comgás abriu um canal de atendimento para renegociar as dívidas. O parcelamento pode ser feito clicando aqui.

Serasa – A Serasa sempre abre algum canal de renegociação direta com as maiores empresas do Brasil. No site da instituição você pode parcelar suas dívidas com generosos descontos e ainda limpar o nome na praça.