Depois de perder o EQI, o seu maior escritório de agentes autônomos de investimentos em meados do ano passado, a XP terá mais um desfalque nos próximos dias. Desta vez foi a Acqua-Vero que notificou nesta segunda-feira (17) a XP, instituição à qual está vinculada há mais de dez anos, sobre o início do prazo de 60 dias de aviso prévio para o encerramento de seu contrato de distribuição de produtos financeiros. Com essa medida, o escritório avança para se tornar uma corretora de valores e futuramente abrir capital na B3.

Resultado da fusão entre a Acqua e a Vero, anunciada em dezembro de 2020, a Acqua-Vero é a maior assessoria de investimentos de São Paulo e ocupa o quinto lugar entre as principais empresas ligadas à XP.

+ BTG conquista maior escritório de agentes autônomos da XP Investimentos

O escritório conta com 16 filiais distribuídas nas principais cidades brasileiras e com 250 profissionais. Assessora uma carteira de R$ 8,5 bilhões e atende mais de 20 mil clientes e a meta é chegar ao fim de 2021 com R$ 12 bilhões sob assessoria e 350 profissionais.

“Nosso propósito é contribuir para a construção de legados geracionais dos nossos clientes e este movimento fortalece ainda mais esta missão”, comenta Eduardo Siqueira, co-fundador da Acqua-Vero, por meio de nota. “Agradecemos a toda diretoria e funcionários da XP pelos anos de parceria, que foi vitoriosa para ambas as empresas, mas entendemos que é o momento de começar um novo ciclo.”

Após o cumprimento do aviso prévio com a XP, a Acqua-Vero iniciará a transição para se tornar uma corretora de valores, processo que estará sujeito a aprovação do Banco Central. Até que a operação esteja finalizada, a companhia estará vinculada a outra instituição financeira, que se tornará um sócio estratégico e cujo nome será anunciado daqui a 60 dias.