Economia

Aposentados: ajustes no Orçamento devem antecipar 13º salário para maio. Entenda

Crédito: Agência Brasil

Com a sanção do Orçamento 2021 nesta quinta (22) à noite, governo tem flexibilidade para o pagamento dos precatórios da União e do 13º dos aposentados (Crédito: Agência Brasil)

Sancionado pelo presidente da República na semana passada, o Orçamento 2021 agora passa por ajustes para acomodar as demanadas de despesas primárias que ficaram de fora para que as contas do governo não ultrapassassem o teto de gastos. Com isso o pagamento dos precatórios da União, composto em sua maioria por dívidas do INSS, e a liberação do 13° para aposentados e pensionistas devem sair em breve.

A previsão é de que a Câmara acelere esse processo, a fim de trazer normalidade fiscal para o país. Se o tema da antecipação das aposentadorias for votado até 15 de maio (data limite para o INSS programar os pagamentos do final do mês), a primeira parcela do 13º dos aposentados pode sair nos últimos dias de maio.

Aprovado no dia 25 de março, o texto da Lei Orçamentária estava travado na mesa do presidente Jair Bolsonaro. O governo estava com medo de aprovar o Orçamento e faltar recursos para despesas básicas, levando à adoção de manobras fiscais que abrissem caminho para eventualmente imputar crimes de responsabilidade ao presidente – as chamadas “pedaladas”.

Auxílio: projeto de lei propõe volta dos R$ 600, com dinheiro dos mais ricos



Um acordo foi costurado e possibilitou que gastos emergenciais com saúde ligados ao combate à pandemia, o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) e o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) sejam retirados da meta fiscal. Da forma como foi sancionado, o Orçamento ganha flexibilidade para que não fure o teto de gastos e, assim, o governo evite cometer as pedaladas até o fim do ano.

Com a sanção do Orçamento, o dinheiro de precatórios, por exemplo, deve ser liberado aos Tribunais Regionais Federais (TRF), responsáveis pelos pagamentos dessas dívidas. O mesmo vale para o 13° dos aposentados e pensionistas do INSS, que foi prometido por Bolsonaro para março, mas ainda não foi liberado.

No ano passado, com o início da pandemia, as liberações dos precatórios aconteceram somente em julho. O governo precisou reorganizar as despesas com o “orçamento de guerra” e abrir espaço para os pagamentos do auxílio emergencial, então de R$ 600.

Agora, os precatórios podem ser liberados ainda no mês que vem, mas tudo depende dos prazos internos para pagamentos e liberação de dinheiro dos órgãos federais. Os setores responsáveis pelos pagamentos de precatórios são a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que repassa a verba para o Conselho de Justiça Federal (CJF) e este encaminha o dinheiro para os TRFs. Com o dinheiro em caixa, os Tribunais distribuem o dinheiro para os beneficiários.

O cronograma de pagamentos será divulgado após definição com o Orçamento de 2021.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

13 salário aposentados 13º antecipação inss 13º aposentados e pensionistas 13º dos Aposentados INSS 13º pensionistas antecipação 13 aposentados antecipação do 13o salário dos aposentados e pensionistas 2021 Antecipação do 13º aposentado 13º antecipação aposentadoria aposentadoria antecipação benefício aposentados aposentados INSS aposentados orçamento aprovação do orçamento aposentados auxílio emergencial auxílio emergencial 2021 BEm benefício emergencial de preservação do emprego e da renda Bolsonaro calendário inss 2021 aposentados Câmara dos Deputados como fica a antecipação do 13º dos aposentados? congresso aprova orçamento congresso aprova orçamento 2021 consultar beneficio inss correio inss data de pagamento décimo terceiro 2021 decimo 13° aposentados inss 2021 decimo terceiro 2021 decimo terceiro 2021 aposentados inss décimo terceiro 2021 data de pagamento inss décimo terceiro aposentados décimo terceiro aposentados 2021 extrato inss para imposto de renda 2021 informe de rendimentos inss INSS lira meu inss meu inss acessar meu inss agendamento meu inss app baixar meu inss consulta ctc meu inss informe de rendimentos meu inss.gov.br MP 936 mp redução de jornada O que é precatório e como funciona o que é precatório judicial Orçamento orçamento 13º aposentados ORÇAMENTO 2021 orçamento bolsonaro orçamento da união 2021 orçamento sanciona aposentados orçamento sancionado despesas primárias orçamento teto de gastos aposentados pedaladas aposentadoria pensionista 13° salario 2021 pensionistas pensionistas inss pln 2/2021 precatório previdencia social inss Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Pronampe quando o inss vai liberar a margem quando sai o 13º dos aposentados? quando será a antecipação do 13º dos aposentados? quando vai sair o 13º de 2021 Quando vai sair o décimo terceiro dos aposentados em 2021? redução de jornada resultado de pericia inss resultado perícia inss auxílio doença salário mínimo 2021 sanção do orçamento sanção orçamento 2021 suspensão de contrato telefone do inss Vai sair o décimo terceiro dos aposentados?