Todos os megablocos do Rio de Janeiro desfilarão no centro da cidade no Carnaval de 2019 como forma de evitar tumultos no fluxo de carros e pedestres registrados nos últimos anos. A decisão de concentrar os desfiles na Avenida Primeiro de Março foi tomada em comum acordo por órgãos públicos e organizadores após sucessivas reuniões de planejamento.

Outros locais da cidade, como a Avenida Presidente Vargas, também no Centro e a Orla de Botafogo, na zona sul, foram analisados, mas chegou-se ao consenso que o impacto seria menor na região entre a Candelária e a Avenida Presidente Antonio Carlos.

De acordo com a prefeitura, dessa forma, os profissionais de segurança, saúde e limpeza, terão espaços fixos de trabalho. A região contará também como uma estrutura hospitalar permanente para atendimento dos foliões.

“O Carnaval Rio 2019 começou para nós logo após o término do evento em 2018. Desde fevereiro, realizamos dezenas de encontros com órgãos públicos, organizadores de blocos e associações de moradores, sempre primando pela realização de um carnaval com mais qualidade. Queremos oferecer ao público uma experiência que preserve as características da festa, entretenha os foliões, agilize a operação dos órgãos envolvidos e minimize o impacto negativo no fluxo regular dos cidadãos cariocas durante o evento”, explica Marcelo Alves, presidente da Riotur.