As ações do Facebook caíram para o nível mais baixo desde junho, nesta segunda-feira (4), após denúncias contra a empresa e a queda nos serviços. Os papeis na Bolsa de Nasdaq tinham queda de 5,35%, negociados a US$ 324,66, por volta de 14 horas, horário de Brasília.

O Facebook confirmou que usuários estão tendo dificuldades para acessar os aplicativos. Em nota, a empresa disse:

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.

Pane global do WhatsApp, Facebook e Instagram vira meme no Twitter; veja

O problema no sistema se soma às denúncias que a empresa vem enfrentando. Uma ex-funcionária acusou o Facebook de colocar lucro acima da segurança de seus usuários.

Entre as revelações, a que o Facebook sabia que o Instagram estava piorando problemas relacionados a imagens corporais entre adolescentes.

“Houve conflitos de interesse entre o que era bom para o público e o que era bom para o Facebook. O Facebook sempre escolheu otimizar para seus próprios interesses, como ganhar mais dinheiro”, disse Frances Haugen ao 60 Minutes, programa da CBS News, no último domingo (3).

Haugen deixou a companhia em maio e foi gerente de produto na equipe de desinformação cívica da empresa. A ex-funcionária reuniu documentos para mostrar o quanto o Facebook sabia sobre os danos que causaria e forneceu evidências para legisladores, reguladores e os meios de comunicação.