Economia

Ações da Petrobras disparam com discurso do novo presidente

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Por volta das 16h, as ações preferenciais avançam 7,58% e as ordinárias, 6,84%; novo presidente sinalizou que vai seguir a cotação internacional dos preço (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

As ações da Petrobras dispararam nesta segunda-feira (19) após o discurso de posse do general do Exército Joaquim Silva e Luna, que assumiu a presidência da companhia no lugar de Roberto Castello Branco, que deixou a empresa no último dia 12.

Por volta das 16h, as ações preferenciais (as mais negociadas) avançam 7,58%, cotadas a R$ 24,69 e as ordinárias (com direito a voto) subiam 6,84%, R$ 24,10.

+ General Joaquim Silva e Luna toma posse na presidência da Petrobras

Indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o militar entra na empresa com o desafio de conduzir a política de preços dos combustíveis, motivo do desentendimento entre o ex-presidente e Bolsonaro. O militar, no entanto, sinalizou que vai seguir a cotação internacional dos preços, assim como fez o seu antecessor e que causou descontentamento ao presidente da República.

“Vamos buscar reduzir a volatilidade (mudanças bruscas dos preços nas refinarias, em curtos prazos), sem desrespeitar a paridade internacional (alinhamento com os preços externos)”, afirmou.

Em um breve discurso, de 10 minutos, o militar deu algumas sinalizações de como será sua gestão. “Quem chega deve chegar ouvindo mais e falando menos”, afirmou na abertura. Em seguida, agradeceu Bolsonaro pela indicação ao cargo, sob a coordenação do ministro Albuquerque. O general disse ingressar na empresa num “ponto de equilíbrio, entre a ousadia e a prudência”.

Acrescentou, em seguida, que o passado é apenas uma referência, sem detalhar se estava falando da história recente de gestão da estatal ou do seu currículo. “O que se quer do novo presidente da Petrobras é o novo que se quer que ele produza em equipe, alinhado com missão da empresa, liderando um time capaz de vencer desafios, nessa complexa conjuntura, e entregar resultados”, disse Silva e Luna, complementando que a credibilidade não é fruto de uma percepção momentânea.

 

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago