As ações da fabricante brasileira de aviões Embraer lideram a alta do índice Ibovespa, nesta sexta-feira. Às 12h00, elas subiam 4,26%, por conta de notícia divulgada pelo jornal O Globo, dizendo que ela havia chegado a um acordo com a Boeing.

De acordo com a nota da colunista Mirian Leitão, Embraer e Boeing concordaram em criar uma terceira empresa, que ficaria encarregada da parte comercial. Segundo esse modelo, a parte militar ficaria de fora, o que deve contribuir para acabar com a resistência do governo federal.

A Embraer reiterou, em esclarecimento a notícias publicadas na imprensa, que não tem como comentar a previsão de conclusão de uma potencial combinação de negócios com a Boeing. A empresa diz que “quando e se” definida possível estrutura, estará sujeita a aprovação não somente do governo brasileiro, mas também dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e dos órgãos societários das duas companhias.

Segundo comunicado da fabricante brasileira de aviões, nas conversas com o grupo de trabalho, do qual o governo participa, vem sendo ventiladas formas para eventual combinação de negócios, como já informado, “sem que nenhuma delas constitua efetivamente oferta ou proposta para concretização do negócio, mas tão somente um arcabouço de discussão com vistas a orientar os entendimentos”.