Giro

Músculos: Ácido hialurônico é essencial para regeneração muscular, aponta pesquisa

Crédito: Instituto de Pesquisa do Hospital de Ottawa/Divulgação

O Dr. Jeffrey Dilworth, principal autor do estudo sobre regeneração muscular (Crédito: Instituto de Pesquisa do Hospital de Ottawa/Divulgação)



Estudo publicado na revista Science aponta que o ácido hialurônico, substância produzida naturalmente pelo corpo e que é usada em cosméticos e injeções para osteoartrite, é essencial para a regeneração muscular no organismo humano.

Quando um músculo é danificado, as células-tronco devem trabalhar em conjunto com as células do sistema imunológico para completar o processo de reparo, mas ainda não se sabia como essas células se coordenam para garantir a remoção do tecido morto antes de produzir novas fibras musculares. 

Varíola dos macacos traz preconceito, medo e muda vida de gays e bissexuais

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos




“Nosso estudo mostra que as células-tronco musculares ficam preparadas para iniciar o reparo imediatamente, mas as células imunológicas mantêm as células-tronco em estado de repouso enquanto terminam o trabalho de limpeza. Após cerca de 40 horas, com o trabalho de limpeza concluído, um alarme interno dispara nas células-tronco musculares que permite que elas acordem e iniciem o reparo”, afirma o Dr. Jeffrey Dilworth, principal autor do estudo, médico do Hospital de Ottawa e professor da Universidade de Ottawa, no Canadá.

Para ele e sua equipe de pesquisadores, o ácido hialurônico atua como o ingrediente-chave nesse processo que diz às células-tronco musculares quando acordar. Quando ocorre dano muscular, as células-tronco começam a produzir e se revestir com ácido hialurônico. Quando o revestimento fica espesso o suficiente, ele bloqueia o sinal de sono das células imunológicas e faz com que as células-tronco musculares acordem.

A equipe está atualmente pesquisando se existem drogas capazes de modificar as células-tronco musculares para aumentar a produção de ácido hialurônico e, dessa forma, acelerar e melhorar o processo de regeneração muscular, algo que poderia ter múltiplas aplicações na área médica.