Um acidente ocorrido na semana passada na Califórnia e que resultou na morte de três pessoas, voltou a colocar o sistema de direção autônoma do Tesla no radar das autoridades de trânsito dos Estados Unidos.

O Tesla Model S com três vítimas bateu no meio fio e contra um equipamento de construção parado na rodovia Pacific Coast, em Newport Beach. Outras três pessoas ficaram feridas, todos operários que utilizavam o equipamento parado na via.

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Pelas investigações, o sistema de direção autônoma do Tesla, o Autopilot, estaria ativado e não identificou a interdição da faixa da rodovia para obras, provocando o acidente.

O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade de segurança de trânsito dos Estados Unidos, colocou o acidente numa lista que já tinha outras 34 ocorrências com sistema de auxílio à direção, sendo que 28 envolvem veículos produzidos pela empresa de Elon Musk.

Estes 34 acidentes resultaram na morte de 15 pessoas, com 14 das fatalidades também envolvendo veículos da Tesla. As outras ocorrências são dois acidentes envolvendo carros da Volvo, um deles era um veículo autônomo testado pela Uber e que matou um pedestre em 2018, dois da Cadillac, um da Lexus e outro da Hyundai.

O NHTSA lembra que nenhum veículo motorizado que está sendo comercializado no momento pode dirigir completamente sozinho, sem a atenção do motorista. E este ponto também fez com que a entidade olhasse para a Tesla e verificasse se a fabricante está vendendo seus veículos como autônomos, quando eles ainda não estão homologados para isso.

Tesla alerta motoristas

A marca de veículos elétricos voltou a lembrar aos seus clientes que seus carros não dirigem sozinhos. O sistema Autopilot exige que os motoristas estejam sempre alertas e prontos para intervir na condução do veículo.