Rede de escolas Microlins, centros de estética Espaçolaser, Instituto Embelleze, restaurantes L’Entrecôte de Paris e clínicas odontológicas OdontoCompany. Nas últimas três décadas, o empresário paulista José Carlos Semenzato (na foto, à dir.), fundador e presidente do grupo SMZTO, ergueu um império de marcas e franquias. Somente a Microlins, vendida para o bilionário Carlos Wizard Martins em 2010, rendeu a ele um cheque de mais de R$ 120 milhões. Semenzato projeta fechar este ano com faturamento de R$ 2,2 bilhões e mais de 1,8 mil lojas próprias e franqueadas, uma alta de 50% sobre o R$ 1,4 bilhão contabilizado em 2018. “Os últimos três meses foram os melhores da minha história como empresário”, afirma. Mas Semenzato quer mais. Ele acaba de comprar uma fatia da rede de lojas e quiosques de açaí Oakberry, do empresário Georgios Frangulis, que seguirá como sócio majoritário e controlador. A empresa deve fechar o ano com receita de R$ 100 milhões e 189 lojas.”Meu plano é fazer a Oakberry ter 600 unidades em três anos e mais de mil lojas nos próximos cinco anos”, diz Semenzato. E mais: o empresário está selecionando sócios dispostos a aportar R$ 10 milhões para a criação de um fundo de R$ 100 milhões, a ser lançado entre setembro e outubro. A ideia é adquirir fatias minoritárias em empresas de médio porte dos setores de alimentação, saúde e estética.

(Nota publicada na Edição 1118 da Revista Dinheiro)