Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) – A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não irá revogar a inesperada nomeação de Andrea Riseborough ao prêmio de Melhor Atriz pelo filme “To Leslie”, disse o presidente da entidade nesta terça-feira, após uma revisão de uma campanha agressiva em nome dela.

Riseborough foi indicada a Melhor Atriz por interpretar uma mãe solteira alcoólatra no filme pouco visto, em um choque para os especialistas que não esperavam que ela estivesse entre as nomeadas ao prêmio.

A indicação despertou questionamentos se uma campanha a favor de Riseborough havia violado as regras de lobby estabelecidas pela academia. Várias estrelas de Hollywood publicaram comentários nas redes sociais sobre a performance dela.

Nesta terça-feira, o CEO da academia, Bill Kramer, disse que a organização “determinou que a atividade em questão não se eleva ao nível de que a indicação do filme deve ser rescindida”.

“No entanto, descobrimos as redes sociais e as táticas de campanha de divulgação que causaram preocupação. Estas táticas estão sendo tratadas diretamente com os responsáveis”, acrescentou Kramer.

A academia limita como os estúdios podem chegar aos eleitores do Oscar, com que frequência e o que eles podem dizer em qualquer comunicação como parte de suas campanhas. Os vencedores do Oscar serão anunciados em 12 de março.

(Reportagem de Lisa Richwine)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ0U110-BASEIMAGE