Em um tom mais conciliador do que o visto nos últimos meses, o empresário Abilio Diniz e os fundos de pensão Previ e Petros devem indicar o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para a presidência do conselho da BRF. “As partes estão buscando um consenso”, disse uma fonte a par das negociações.

Nesse arranjo, o colegiado capitaneado por Parente deve manter a atual direção da empresa, com José Aurélio Drummond como CEO da companhia. Parente é conhecido como um executivo que resolve crises e tem experiência no setor de agronegócios e foi inclusive presidente da Bunge, uma das maiores comercializadoras de grãos do mundo.

Ontem, o acionista Luiz Fernando Furlan convocou jornalistas para uma teleconferência, no qual defendeu os nomes que indicou para o conselho de administração e lamentou a atual disputa entre os acionistas da empresa, afirmando que ela destrói o valor da companhia.

Em sua avaliação, a BRF deveria estar voltada a outros desafios. Furlan é indicado como presidente do conselho em uma das duas chapas definidas até agora que devem ser votadas na assembleia da empresa no próximo dia 26.

Amanhã (19), o atual Conselho de Administração da BRF, ainda presidido por Abilio, deve realizar uma reunião extraordinária.