Carrefour anunciou na terça-feira (7) a conclusão da aquisição do Grupo BIG pelo valor de R$ 7 bilhões. Mais do que ratificar a compra, que consolida a posição de liderança no varejo, a empresa estabeleceu ainda um novo acordo de acionistas. Dessa forma, o Conselho de Administração passará a ter 13 membros do colegiado, sendo três independentes, ante os dez anteriores. A mudança já era esperada, até para integrar na diretoria executivos do Grupo Carrefour e do Grupo BIG. Mas a surpresa ficou para a ampliação do número de brasileiros no Conselho, composto por um colegiado com sete membros da França e seis do Brasil. A presidência fica com o CEO do Carrefour Global, Alexandre Bompard, que terá a seu lado Abílio Diniz, como vice-presidente no lugar do francês Edouard Balthazard. A nova disposição será submetida à Assembleia Geral da companhia.

Fundador da Península Participações, Diniz é o segundo maior acionista do Carrefour, com 7,2% da empresa no Brasil. Por anos, ele comandou a companhia fundada pelo pai e hoje o maior concorrente da empresa francesa, o Grupo Pão de Açúcar. Durante uma entrevista coletiva para a imprensa, o executivo falou sobre as mudanças, que têm como objetivo trazer mais agilidade à operação local. “Antes o Brasil viajava para a França, hoje os dirigentes da França vem para o Brasil”, disse. “Estou empoderado pelo [Alexandre] Bompard para ser a pessoa dele aqui no Brasil”, afirmou Diniz.

Pedro Dias/AG. ISTOé

“Estou empoderado pelo (Alexandre) Bompard para ser a pessoa dele aqui no Brasil” Abílio Diniz Empresário.

Para o mercado, além da presença do empresário na vice-presidência, a mudança foi importante exatamente pela presença de muitos brasileiros no colegiado. É a maior composição nacional desde que o Carrefour abriu capital em 2017, o que pode ser interpretado como um sinal de fortalecimento da visão local do negócio. Com a operação, o Grupo Carrefour Brasil se consolida também como líder no ranking de varejo alimentar, com market share de 13%, quase o dobro do segundo lugar e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras. A empresa é seguida pelo Assai e pelo Grupo Pão de Açúcar.

O Carrefour vem crescendo em todas as frentes no Brasil. Recentemente, a empresa anunciou que o segmento alimentar foi destaque não só no canal físico como no digital, registrando crescimento de duas vezes e meia no primeiro trimestre de 2022, impulsionado pelo Atacadão. Só no canal on-line, o Atacadão cresceu 7,8 vezes no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2021, totalizando 2,3% das vendas integrais da unidade de negócios no trimestre e 67% das vendas on-line de alimentos do grupo.