São Paulo, 2 – A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) realizou na segunda-feira, 1º de outubro, Dia Mundial do Café, a entrega da premiação “Melhores da Qualidade 2018”, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF). A Abic explica em comunicado que as marcas são premiadas nas categorias gourmet, superior, tradicional e extraforte, com base na avaliação do Programa de Qualidade do Café (PQC).

A empresa vencedora na categoria Gourmet foi o Café Três Corações, com a marca Santa Clara Espresso em Grão. Seguida pela Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Bourbom Grão Gourmet. Em terceiro lugar ficou o café Prima Qualitá em Grão, da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

Na categoria Superior o primeiro lugar ficou para a Ind. e Comércio Dona Flor Ltda, com a marca Vergato em Grãos para Espresso. Em segundo lugar a empresa Santana Comércio e Exportadora com a marca Ouro de Kaffa Superior Gr. E em terceiro, o Café Utam Speciale, da Café Utam.

A avaliação da categoria Tradicional trouxe dois produtos vencedores da empresa Café Três Corações. São eles o Pimpinela Tradicional, que ficou com o primeiro lugar, e o Tradicional Iguaçu, na segunda posição. Em terceiro está o Café Excelsior, com o Excelsior à Vácuo.

Na categoria Extraforte o primeiro colocado foi a empresa J.J. Mattos Ind. e Comércio de Café, com a marca Pingo Preto Extraforte. A segunda e a terceira colocação ficaram com a empresa Café Três Corações S/A, com as marcas 3 Corações Extraforte Vácuo e 3 Corações Extraforte Pouch, respectivamente.

O programa também reconhece as empresas pelo seu desempenho nos melhores da qualidade, que são aquelas que tiveram notas constantes em sua categoria, no período de um ano. Os vencedores em 2018, na categoria gourmet foram a Baggio Coffees, com a marca Baggio Espresso Gourmet Grão, já na categoria Superior foi a R.J.Baiardi Café Ltda, com a marca Reserva Carmelo em Grão e na categoria Tradicional a empresa Café Três Corações, com a marca Café 3 Corações Tradicional Vácuo.