Está aberta a nova temporada de recompra de papeis no Brasil. Esse movimento começou no ano passado. Em 2021, o mercado de ações passou por uma prova de fogo, com a primeira baixa anual desde 2015. Nesse momento, muitas empresas aproveitaram as cotações baixas e o caixa abundante para anunciar novos ciclos de recompra. Com a desvalorização de 11,9% do Ibovespa, 106 programas foram abertos no ano passado, ante três em 2020. E até abril de 2022, 33 empresas engrossaram a lista de recompras, segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Populares nos Estados Unidos, os programas de recompra bateram um recorde histórico também por lá, onde movimentaram US$ 850 bilhões em 2021, alta de 5,4% ante os US$ 806 bilhões do recorde anterior, registrado em 2018. Os norte-americanos consideram a recompra uma opção mais barata do que a distribuição de dividendos, que são tributados.

Empresas como JBS, Cielo, Camil, Multilaser, Americanas, BTG Pactual, Grupo Soma, Lojas Renner e Raízen anunciaram programas. Na última semana, a Vale, ação mais negociada do pregão brasileiro, se juntou ao grupo para comunicar seu terceiro programa em menos de um ano. No primeiro programa, lançado em abril de 2021, a mineradora propôs-se a recomprar 5% das ações disponíveis. Foram mais 4% no programa seguinte, anunciado em novembro. Agora mostra que seu apetite não se satisfez, pois anunciou a recompra do equivalente a 10% do número de ações em circulação.

O professor de finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV), William Eid Júnior, disse que a recompra é uma estratégia interessante para as empresas quando elas acham que as ações estão sendo negociadas barato demais. “E há uma questão de assimetria de informações. A empresa conhece seus projetos e suas perspectivas melhor do que ninguém, então pode achar que suas ações estão subavaliadas e recomprar”, afirmou. Para o chefe de análise da gestora Claritas, Daniel Almeida, o movimento é mais uma forma de remunerar os investidores. “É uma maneira de a companhia devolver aos acionistas o recurso que ela tem disponível. E ao reduzir o número de ações em circulação, ela também ajuda a valorizá-las”, disse. Os números do mercado indicam que as ações estão baratas. A média da relação Preço/Lucro (P/L) das empresas com participação em mais de 90% dos pregões caiu bastante nos últimos meses. Em maio de 2021, a média era de 23,2. Ou seja, o lucro por ação seria igual ao preço de mercado em mais de 23 anos. Em abril de 2022, a média da mesma amostra era de 11,7, menos da metade. O enxugamento de custos decorrente da pandemia elevou os lucros e tornou as ações proporcionalmente mais baratas.

Sergio Zacchi

“A recompra é uma boa estratégia quando a empresa acha que os preços de suas ações estão baixos demais” William Eid Júnior professor da FGV.

TESOURARIA Depois da recompra, a empresa pode manter as ações em tesouraria ou cancelá-las, reduzindo o capital. Para fazer isso, é preciso obter aprovação da assembleia de acionistas e pedir autorização para a CVM, anunciando a recompra em um fato relevante que indique o prazo da operação e o total de ações que a companhia pretende recomprar.

Se os papéis forem mantidos em custódia, a empresa pode usá-los para programas de remuneração aos funcionários. Ou pode revender quando as cotações tiverem subido. Isso gera lucros não-recorrentes, melhorando o resultado final e proporcionando um aumento nos proventos a serem distribuídos aos acionistas. E, finalmente, as ações em tesouraria são uma excelente moeda de troca em operações de fusão e aquisição, algo cada vez mais frequente dentre as companhias abertas. “Porém, acima de tudo, quando o volume de recompra for elevado, isso indica que a empresa está gerando bastante caixa e pode dar esse retorno aos investidores ou valorizar seus papéis”, afirmou Almeida, da Claritas.

De qualquer maneira, um programa de recompra é uma sinalização aos investidores de que é bom ter ações daquela companhia e pode ser um alerta para comprar mais. Essa é a avaliação do analista de investimentos da Empiricus, Matheus Spiess. “Quem tem ações no momento da recompra deve manter, e quem não tem pode aproveitar para comprar”, disse ele. “A recompra é um sinal de que o valor está abaixo do que deveria.”