Muitos medos assolam a humanidade, dentre eles a abdução alienígena, entretanto, estudos apontam uma possível causa para essas histórias cheias de mistérios. Os sonhos lúcidos, aqueles em que as pessoas estão parcialmente cientes e conseguem controlar algumas ações, podem explicar vários mitos, como a abdução alienígena.

As alegações são datadas no século XIX e sempre apresentam características oníricas, ou seja, desencadeiam sentimentos de paralisia, terror e medo, muito medo. Alguns estados de sonho produzem essas sensações e oferecem pistas importantes em torno deste assunto que já se estende por décadas e décadas. Então, cientistas decidiram criar um experimento para corroborar (ou não) tais suspeitas.

+ Sonda descobre evidências de vidas passadas em Marte que podem ter sido apagadas

Eles levaram sonhadores lúcidos a sonhar com ET’S, OVINIs e qualquer outro elemento que remetesse a isso. Quando os adormecidos acordaram e relataram seus sonhos, perceberam que eram bem semelhantes com as descrições reais de casos envolvendo a abdução alienígena.

Ao longo dos sonhos lúcidos, os indivíduos sabem que estão sonhando e usam esse artifício para manipular o que acontece dentro das situações. Em 2016, a revista Consciousness and Cognition noticiou que cerca de 23% das pessoas têm sonhos lúcidos mensalmente, enquanto 55% apenas uma ou duas vezes na vida. Para chegar nesses números, a equipe analisou cinco décadas de pesquisas referentes ao sono.

Recentemente, pesquisadores da Phase Research Center conduziram um estudo com 152 adultos que se intitulam como sonhadores lúcidos, onde foram instruídos a sonhar com extraterrestres. Após o experimento, 114 participantes afirmaram que conseguiram interagir com essas criaturas de outros planetas, enquanto 19% apontou que os alienígenas pareciam ‘pessoas comuns’.

Apenas um participante sonhou com algo completamente diferente em relação à abdução alienígena: um homenzinho azul, com cabeças enormes e olhos esbugalhados. Além disso, afirma que foi cegado por uma forte luz: “minha visão sumiu e eu me senti tonto e leve”, contou.

Sentimentos como medo, impotência e paralisia, podem confundir a linha entre o que é real e o que é sonho, por isso é aceitável que os indivíduos sonhem com algo sem saber, e acreditam que aquilo realmente aconteceu, aponta Michael Raduga. Ele também revelou ao Live Science que para os sonhadores desconhecidos “as abduções são reais, eles simplesmente não sabem como explicar”.

Muito mistérios ainda cercam o assunto sobre abdução alienígena, será que um dia chegarão a uma conclusão? Enquanto isso não acontece, os estudos nos revelam um pouco mais sobre o funcionamento da mente.