O turismo terá um papel decisivo no combate à maior tragédia da história de Santa Catarina. Depois das chuvas que atingiram 88 municípios, o setor é a maior aposta do Estado para reestruturar sua economia. Na semana passada, o governo local apresentou um plano de ação para atrair visitantes. A primeira medida adotada foi apresentar os reais estragos das enchentes e desmoronamentos e o estágio de recuperação das cidades mais atingidas. Segundo Gilmar Knaesel, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, todos os municípios litorâneos estão prontos para a temporada de verão. Isso inclui até o Balneário Camboriú, um dos pontos preferidos dos turistas, e Penha, onde fica o parque Beto Carrero World. Até alguns dias atrás, as duas cidades estavam em situação de emergência. ?Nossos principais roteiros turísticos voltaram à normalidade?, afirma Knaesel. ?Não há qualquer problema com abastecimento de água, energia elétrica ou infra-estrutura para receber o turista. Além disso, os hotéis também não foram afetados.? De acordo com o secretário, os acessos rodoviários estarão completamente restabelecidos até o dia 19 de dezembro, quando começa a alta estação.

A boa notícia é que o setor hoteleiro não registrou, até agora, número significativo de cancelamentos. Segundo Wilson Luis Macedo, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), os índices de ocupação e de reservas estão muito próximos dos registrados no mesmo período do ano passado. O problema é que se esperava uma expansão significativa, diante principalmente da alta do dólar, que estimula o turismo doméstico. ?Tivemos menos de 5% de cancelamentos devido à tragédia, mas já houve retomada depois disso?, afirma Macedo. ?Precisamos mostrar que Santa Catarina está pronta e de braços abertos para receber os turistas.? O maior problema enfrentado foi elevar o ânimo de funcionários dos hotéis que perderam suas casas ou até mesmo familiares.

Para atrair visitantes, o governo do Estado lançou uma campanha, intitulada ?Santa Catarina continua linda?, apresentada nacionalmente em veículos de comunicação e sites especializados. Durante o verão, o Estado recebe aproximadamente quatro milhões de turistas. A cidade preferida é a capital Florianópolis, conhecida por suas belas praias e por ser a cidade natal do tenista Gustavo Küerten. Do total de visitantes, 10% são estrangeiros, principalmente argentinos. Segundo a Secretaria de Turismo, não foi cancelado nenhum dos 722 vôos fretados que devem chegar ao Estado na alta estação, provenientes do Exterior. Trata-se de um número relevante, se comparado aos 480 vôos charters que foram a Santa Catarina no verão passado. Para os turistas, há oportunidades. O setor hoteleiro vai oferecer mil diárias a preços menores nos próximos três meses. Os descontos variam de 10% a 30%. A proposta tem um aspecto humanitário. Os hotéis se comprometeram a entregar parte do faturamento gerado pelo turismo para a reconstrução das casas destruídas pela tragédia. Ou seja, ao viajar para Santa Catarina, o turista tem a oportunidade de desfrutar de belas paisagens e de ajudar milhares de pessoas.