Encontrar lugares nos Estados Unidos ficou mais fácil. Nas últimas semanas, os grandes serviços de busca da internet introduziram um novo recurso para quem procura informações na rede. Com a ajuda de satélites em órbita na Terra, a Microsoft, o Yahoo e o Google lançaram essa inovação para seus usuários, que podem visualizar com uma precisão de metros desde o local de trabalho até o quintal de casa. Basta digitar o nome de uma rua, monumento histórico e até a sede de uma empresa que os serviços fazem o rastreamento e apresentam os resultados na tela. O usuário ainda pode utilizar recursos de aproximação e distanciamento do ponto de origem. As imagens não são em tempo real. As empresas que fornecem esses dados para os serviços de busca prometem atualizá-las a cada 18 meses. Essas iniciativas das empresas de internet chamaram a atenção em todo o mundo por acirrar a disputa entre os buscadores, mas por trás surgiu um novo modelo de publicidade virtual. Em lugar dos tradicionais anúncios animados ou até mesmo links patrocinados, os clientes poderão pagar daqui em diante para ter o seu endereço destacado todas as vezes que algum usuário realizar uma busca nos mapas virtuais. ?A propaganda associada à busca ganhará novos contornos?, afirma Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor do MSN no Brasil. O Virtual Earth, da Microsoft, possui um mecanismo que utiliza a tecnologia das redes de acesso sem fio à internet. Um usuário com um laptop, por exemplo, pode saber em algumas cidades americanas o exato local onde está e quais as ruas e avenidas mais próximas. No futuro, segundo Oliveira, nada impedirá que ao entrar num shopping center esse mesmo usuário utilize o serviço para saber quais as lojas próximas que estão oferecendo descontos para o produto que ele procura comprar. ?No caso dos mapas virtuais, as possibilidades são bem interessantes?, diz Oliveira.